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No entendimento de Oliveira (In: Ferreira; Aguiar, 2002),
os anos 90 irão refletir um contexto em que a luta pela democratização
do ensino assume, no âmbito da educação
básica, o caráter da qualidade, da busca de permanência
e da conclusão da escolaridade corno um direito social.
Ao mesmo tempo o Estado procurará imprimir maior racionalidade
à gestão da educação pública, buscando cumprir
seus objetivos, equacionar seus problemas e otimizar
seus recursos, adotando em muitos casos o planejamento
por objetivos e metas. Segundo a autora, é por tais razões
que a luta pela universalização do ensino levou à defesa

De acordo com o artigo 39 da LDB (Lei Federal
no 9.394/1996), a educação profissional e tecnológica, no
cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-
se aos diferentes níveis e modalidades de educação
e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
Já o artigo 42 estabelece que as instituições de educação
profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares,
oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade,
condicionada a matrícula

Em 2006, a Organização das Nações Unidas – ONU
aprova a convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, conceituando a deficiência como o resultado
da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras,
nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua
plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades
com as demais pessoas. A partir deste referencial,
a Educação Especial é estruturada por meio de três
eixos: ; institucionalização
de uma política de financiamento para a oferta de recursos
e serviços para a eliminação das barreiras no processo
de escolarização; e orientações específicas para
o desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas.
Conforme o documento “Marcos Político-Legais da Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a
lacuna.

Com pouco mais de 20 anos de existência, a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei Federal
no 9.394/1996) tem contribuído para a efetivação do direito
à educação em nosso país. Um dos desafios que enfrentamos
para garantir uma educação de qualidade para todos,
e não apenas para alguns, é a questão do financiamento
da educação. Acerca dessa temática, de acordo com o artigo
68 da LDBEN/1996, é correto afirmar que

Segundo o comentário da gerente de marketing da Mind-
Miners, no 4o parágrafo, a geração dos millennials

A passagem em que há uma expressão compatível com
a noção de causa é:

A adaptação feita na pirâmide de Maslow, que define a
hierarquia das necessidades humanas, tem seu efeito de
sentido crítico decorrente de

O governo federal desistiu de editar uma medida provisória (MP) para regulamentar o ensino domiciliar no país. Segundo o Ministro-chefe da Casa Civil, a intenção foi não correr riscos em outras esferas de poder. Segundo o projeto de lei que substituiu a MP, encaminhado pelo governo para apreciação no Congresso Nacional, 
(Adaptado: http://twixar.me/5FtK)

Para evitar eventuais contestações jurídicas, já que a Constituição determina que projetos que alteram a estrutura do Executivo precisam ser enviados pelo Executivo, o governo divulgou o envio de um novo projeto sobre a autonomia do Banco Central para corrigir o chamado “vício de iniciativa”. Segundo a proposta apresentada pelo governo,
(http://twixar.me/gLtK. Adaptado)

Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema
do currículo com profissionais de educação em geral, na
perspectiva da promoção de uma educação de qualidade
para todos e todas, democrática, relevante do ponto
de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente
orientada. Entendem currículo como as
experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem
para a construção das identidades de nossos/as
estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo
tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados
na escola, que não estão explicitados nos planos e
nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente
percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo

Ao tratar da formação docente e profissional, Imbernón
(2002) afirma que a formação docente e profissional
deve ser realizada para compreender as mudanças e incertezas
implicadas no exercício da profissão. O autor
sustenta que os professores devem analisar e interiorizar
a situação de incerteza e complexidade que caracteriza
sua profissão e devem renunciar a qualquer forma
de dogmatismo e de síntese pré-fabricada. Desse modo,
para o autor, a ferramenta de formação do professor que
o ajudará a desvendar e resolver problemas ligados ao
processo de ensino-aprendizagem é

Ninguém pode construir a sua identidade independentemente
das relações estabelecidas com os outros e
da representação que os outros possuem a seu respeito.
Para cada um se constituir em sua singularidade é
fundamental a visão que os outros têm de sua pessoa.
Um jovem que convive em um ambiente em que todos
o veem como incompetente tende a se identificar como
incompetente, produzindo uma identidade inferiorizada
(PCN’S. Introdução. 5a a 8a série). Na perspectiva dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (Introdução. 5a a 8a
série), pensar na identidade do adolescente e do jovem
demanda compreender

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB no 05/2009 (Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) estabelece que a proposta pedagógica das instituições desta etapa da educação básica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o artigo 8º dessa Resolução, acerca da educação infantil, é correto afirmar que

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