Analise este fragmento: “Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida” (l .05 e 06). Com base nas classes de palavras, qual é a assertiva incorreta?
Com base na análise deste trecho “mais problemas reais e menos imaginários” (l. 05), os adjetivos destacados têm entre si uma relação de:
Quais são os elementos que compõem o planejamento do ensino?
Em relação à ludicidade e ao uso de jogos e brinquedos na educação escolar, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.
Sobre o projeto político-pedagógico da escola e o seu regimento escolar, é correto afirmar que:
“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *...+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69). Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.
No excerto “Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios” (l. 03 e 04), todas as formas verbais estão no:
Levando-se em conta o contexto em que os verbos estão inseridos, qual é a alternativa em que as formas verbais extraídas do texto têm a mesma regência?
Em relação à História da Educação, assinale a alternativa correta:
Sobre o desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta:
Considere o texto: “O atendimento institucional à criança pequena, no Brasil e no mundo, apresenta ao longo de sua história,
concepções bastante divergentes sobre sua finalidade social. Grande parte dessas instituições nasceram com o objetivo de atender
exclusivamente às crianças de baixa renda. O uso de creches e de programas pré-escolares como estratégia para combater a
pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de
atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de
instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto” (RCNEI, 1998, p. 17).
Assinale a alternativa que contempla a concepção de educação infantil descrita no trecho acima:
Jean Piaget (1896-1980) afirma que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas – sensoriais
e neurológicas – que permanecem constantes ao longo da sua vida. Ao mesmo tempo, os esquemas, unidades básicas de
pensamento, se transformam através do processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o
circunda.
Assinale a alternativa que indica corretamente os dois elementos básicos do desenvolvimento humano descritos acima.
“Mesmo sem conhecer as regras do sistema de numeração decimal, as crianças são capazes de indicar qual é o maior número de
uma listagem, em função da quantidade de algarismos presentes em sua escrita (justificam que 156 é maior que 76 porque tem
mais ‘números’); também são capazes de escrever e interpretar números compostos por dois ou três algarismos” (PCN, 1997, p. 66).
De acordo com essa concepção, assinale a alternativa correta sobre o atual ensino de matemática.
“Estar alfabetizado, neste final de século, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir
representações, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e a análise de informações. Essa
característica da vida contemporânea traz ao currículo de Matemática uma demanda em abordar elementos da estatística, da
combinatória e da probabilidade, desde os ciclos iniciais" (BRASIL, 1997).
Observe os gráficos e analise as informações.
A partir das informações contidas nos gráficos, é correto afirmar que: