Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre os elementos do trabalho pedagógico, podemos afirmar que: “não há dúvidas de que planejar significa transformar, revolucionar. Só consegue seus
objetivos quem realmente assume um processo de planejamento” (DALMÁS, 1994, p.25). Acerca dessa citação marque a afirmação que indica os elementos do planejamento no processo de ensino e aprendizagem que organizam as ações referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula:

Hilbert Mayer três categorias em um esquema, para relacioná-las na constituição de um projeto de ensino, com os conteúdos, o método e os objetivos do ensino, a saber:

“Esta [...] concepção está relacionada à tendência tradicional de educação, em que o planejamento era feito sem grande preocupação de formalização, basicamente pelo professor, e tendo como horizonte a tarefa de ser desenvolvida em sala de aula. Os planos eram apontamentos feitos em folhas, fichas, cadernos (tipo 'semanário', até hoje utilizado por professores de 1ª a 4ª série), a partir das leituras preparatórias para as aulas. Uma vez elaborados, eram retomados cada vez que ia dar aquela aula de novo, servindo por anos e anos". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

A qual tipo de planejamento o autor se refere?

O Planejamento Escola deve dar conta e abarcar diversas possibilidades dentro do ensino, entre elas, assinale a que não está de acordo com tais necessidades:

No que se refere ao planejamento educacional e de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:

O professor que espera desenvolver uma boa situação docente, desenvolve a compreensão acerca da importância do planejamento e das relações existentes entre os conteúdos propostos, as estratégias utilizadas e o processo de construção da aprendizagem. O professor, ao planejar suas aulas, realizou uma sondagem sobre a realidade que se encontravam os seus alunos, o nível de aprendizagem deles e quais as dificuldades existentes. Com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento harmônico de cada um, buscou conhecer o aluno e seu ambiente (escolar e comunitário). Essa fase de seu planejamento corresponde:

Para responder à questão, considere o tema Planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos.

O planejamento só tem sentido se o sujeito se coloca em uma perspectiva de mudança. Nesse sentido, planejar remete a: I. Querer mudar algo. II. Acreditar na possibilidade. III. Perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica. IV. Vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação. Quais estão corretas?

Com base no documento Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, indique o que são os Conselhos Escolares e sua função:

“[...] também chamados de enciclopédicos ou de divulgação científica, têm como função principal apresentar ao leitor informações sobre fatos, datas, acontecimentos, novas descobertas, personalidades, generalizações, conclusões, etc. São explicativos e diretivos. São textos que abordam com objetividade e precisão um tema base, através de uma trama predominantemente descritiva. Possuem uma organização das informações em torno de blocos de assunto, geralmente demarcados por subtítulos. São encontrados em jornais, revistas, livros e enciclopédias." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 92).

A definição apresentada acima se refere ao:

Considerando as possibilidades encontradas dentro do planejamento participativo, é importante considerar:

I- Tal planejamento possibilita com que todos que queriam tomar parte do planejamento possam se sentir responsáveis pelo desenvolvimento dos processos educativos;

II- Há a possibilidade do acumulo de funções e do desgaste por parte das equipes educacionais e seus gestores quanto aos problemas propiciados quanto a abertura excessiva para os espaços de discussão de conflitos;

III- Aqueles que fazem parte do planejamento precisam ter em mente que sua participação, para ser efetiva, assim como os objetivos por ela propostos, ampliam a consciência das necessidades reais da escola;

IV- O planejamento participativo não corresponde a uma estruturação anárquica, sendo então necessário detalhamento dos participantes, sua quantidade, o perfil dos mesmos, além de propor planos, atas e controles avaliativos da qualidade das reuniões.

Assinale a alternativa correta:

Segundo Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro intitulado Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias, a saber:

I. Conceituais.

II. Políticos.

III. Latitudinais.

Está correto o que se afirma em:

É função do planejamento escolar:

Ao se conceber a aprendizagem como a sucessão de aquisições constantes e dependentes da oportunidade que o meio oferece ao educando, está-se assumindo um compromisso com:

O planejamento está presente no dia-a-dia de praticamente todos os contextos, sendo imprescindível na educação, onde o ato de planejar norteia as ações que o professor irá desenvolver, de modo que, para tal, o mesmo poderá ser útil e funcional, com objetivos claros e previsão de ações conscientes. Não é possível pensar no planejamento como um roteiro pré-estabelecido inflexível. Sabe-se que em cada sala de aula existe uma realidade diferente, com problemas e soluções específicos, de modo que cabe ao educador, frente a realidade diária, adaptar seu planejamento de modo a conduzir adequadamente as ações que correspondem às práticas docentes a serem desenvolvidas. Tendo como base as vivências escolares, assinale a alternativa CORRETA.

Analise as considerações abaixo sobre a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Uma preocupação constante com o reconhecimento dos algarismos, o nome dos números e o domínio da sequência numérica.

( ) Uma metodologia onde o professor transmite os conhecimentos e que exercite a criança a respostas exatas e corretas, pois se fundamenta em explicações precisas que evita o erro e fixa a aprendizagem.

( ) Uma proposta com grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, onde as crianças desenvolvam, ampliem e conservem o prazer e a curiosidade em relação aos conhecimentos matemáticos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282