Considere a figura abaixo.
Calcule a área de cada polígono e marque a alternativa correta.
Quanto ao conteúdo desse texto, assinale a alternativa verdadeira.
No trecho seguinte “porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos” (l. 07), há uma inadequação gramatical. Aponte a opção em que se especifica tal inadequação.
Segundo José Carlos Libâneo, compõem as Tendências Pedagógicas Progressistas:
Em conformidade com o pensamento de Cipriano Carlos Luckesi, avaliar a aprendizagem discente é o processo que:
É necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras capacidades. Indique a alternativa que traz um exemplo de atividade que contempla tal concepção de currículo para a Educação Infantil.
Marque a alternativa que define os recursos de acessibilidade na educação.
“O espaço percebido pela criança *...+ lhe possibilitará a construção de um espaço representativo — em que ela é, por exemplo,
capaz de evocar os objetos em sua ausência. O ponto, a reta, o quadrado não pertencem ao espaço perceptivo. Podem ser
concebidos de maneira ideal, mas rigorosamente não fazem parte desse espaço sensível. Pode-se então dizer que a Geometria
parte do mundo sensível e o estrutura no mundo geométrico — dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos” (BRASIL,
1997).
Como a criança passa de um espaço perceptivo ao espaço geométrico?