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De acordo com a Lei n. 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental), são

princípios básicos da educação ambiental: o enfoque humanista, holístico, democrático e

participativo; a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a

interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da

sustentabilidade; o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,

multi e transdisciplinaridade; a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as

práticas sociais;

As sanções aplicáveis em razão do cometimento de ato de improbidade administrativa são

reguladas pela Lei n. 8.429/92 (Improbidade Administrativa). Esse regramento legal também se aplica aos eventos ocorridos no âmbito de ente privado que receba benefício

fiscal ou creditício da administração pública.

A despeito de ser a ação civil pública, em razão de suas finalidades sociais,

preponderantemente condenatória, implicando na obrigação de fazer ou não fazer, ela pode

ser proposta em defesa do erário.

O Prefeito incorre em improbidade administrativa quando impede ou deixa de garantir a

promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de

associações representativas dos vários segmentos da comunidade no processo de

elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação.

O Ministério Público, caso não intervenha no processo regulado pela Lei de Improbidade Administrativa como parte, atuará, de acordo com a referida norma, necessariamente como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

De acordo com a Lei Complementar n. 101/00 (Responsabilidade Fiscal), empresa

controlada é aquela que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de

despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso,

aqueles provenientes de aumento de participação acionária. Por sua vez, empresa estatal

dependente é a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta

ou indiretamente, a ente da Federação.

Em se tratando de responsabilidade embasada no Código de Defesa do Consumidor, em decorrência de fato ou de vício do produto/serviço, equiparam-se a consumidores todos as vítimas do evento.

Segundo a Lei n. 9.656/98 (Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde), admite-se a variação do valor das contraprestações pecuniárias fixadas nos contratos de planos privados de assistência à saúde conforme a idade, exceto em relação a consumidores a partir dos setenta anos de idade, os quais deverão comprovar, apenas, a idade para que se mantenha o valor da obrigação.

A posse de ingresso válido e de documento de identificação civil, assim como o

consentimento à revista pessoal de prevenção e segurança são condições de acesso e

permanência do torcedor no recinto esportivo, conforme a Lei n. 10.671/03 (Estatuto do

Torcedor).

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, em contratos submetidos ao Código de Defesa do Consumidor é abusiva a cláusula contratual que determina a restituição dos valores devidos somente ao término da obra ou de forma parcelada, na hipótese de resolução de contato de promessa de compra e venda de imóvel por culpa de qualquer dos contratantes.

O uso de gás liquefeito de petróleo em motores, saunas, caldeiras e aquecimento de

piscinas em desacordo com as normas estabelecidas em lei caracteriza crime contra a

ordem econômica previsto na Lei n. 8.176/91.

Foi instituído pela Lei n. 12.594/12 relevante sistema nacional de avaliação e

acompanhamento do atendimento socioeducativo, tendo como objetivo, dentre outros,

assegurar conhecimento rigoroso sobre as ações do atendimento socioeducativo e seus

resultados. Ainda que a referida legislação não tenha expressamente conferido ao

Ministério Público a participação no correspondente processo de avaliação, pode o

Promotor de Justiça exigir o conhecimento acerca de todo o trabalho desenvolvido e de

seus resultados.

De acordo com a Lei n. 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social), a organização da

assistência social tem como base as seguintes diretrizes: a descentralização político administrativa

para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das

ações em cada esfera de governo; a participação da população, por meio de organizações

representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis; e a

supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade

econômica.

Entende-se por ações afirmativas os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e

pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da

igualdade de oportunidades. A Lei n. 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial), para

garantir a participação da população negra em condições de igualdade de oportunidades,

dentre algumas medidas, prioriza a implementação de programas de ação afirmativa

destinados ao enfrentamento das desigualdades étnicas no tocante à educação, cultura,

esporte e lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia, meios de comunicação de massa,

financiamentos públicos, acesso à terra, à Justiça, e outros.

De acordo com o Código Civil, uma fundação pode ser criada por escritura pública ou testamento, por meio dos quais o instituidor fará dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, devendo declarar, também, a maneira de administrá-la. Dentre os fins expressos na legilslação, destaca-se: a saúde; a segurança alimentar e nutricional; e a pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

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