Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Em que tendência pedagógica Jean Piaget melhor expõe suas concepções sobre a temática Educação?

O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento. Na maioria das vezes, tais conhecimentos entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:

O professor que espera desenvolver uma boa situação docente, desenvolve a compreensão acerca da importância do planejamento e das relações existentes entre os conteúdos propostos, as estratégias utilizadas e o processo de construção da aprendizagem. O professor, ao planejar suas aulas, realizou uma sondagem sobre a realidade que se encontravam os seus alunos, o nível de aprendizagem deles e quais as dificuldades existentes. Com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento harmônico de cada um, buscou conhecer o aluno e seu ambiente (escolar e comunitário). Essa fase de seu planejamento corresponde:

Em relação à Educação Infantil na Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei nº 9394/96), marque a alternativa incorreta.

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), no que diz respeito ao Ensino Religioso, é possível afirmar que:

As tendências pedagógicas, por via de regra, manifestam-se por concepções de estudiosos de temáticas que envolvem a educação, bem como a aplicação em leis e o exercício na prática educativa. Qual das alternativas abaixo representa um expoente da Tendência Progressista Libertária?

Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Essa fase é chamada de:

A professora Marina, dos anos iniciais, tem um pensamento reflexivo, crítico e criativo sobre a educação. Para ela, o professor é um animador que, por princípio, deve “descer” ao nível dos alunos, adaptando-se à cultura do educando, pois sua relação com o aluno é horizontal. O pensamento da professora Marina está baseado na corrente pedagógica:

Segundo GRINSPUN (2006), o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica. Analise as afirmativas abaixo em relação à função do coordenador pedagógico. I. O coordenador pedagógico deve ser o mediador entre os discentes e os docentes, considerando todos como agentes das práticas avaliativas. II. O coordenador pedagógico é aquele agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. III. O coordenador pedagógico é aquele que apenas coordena e acompanha, não intervém nem avalia as atividades pedagógicas e curriculares da escola. IV. O coordenador pedagógico é o agente responsável pelo direcionamento de suas ações para a transformação da pràtica pedagógica. V. O coordenador pedagógico é aquele que junto aos pais, elabora e executa programas e atividades de integração e estreitamento de relações. Está correto o que se afirma em:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), é adequado afirmar que:

Leia abaixo as várias metáforas que são construídas com relação ao trabalho do coordenador pedagógico, segundo Lima e Santos (2007).

A ação efetiva do coordenador pedagógico com sua equipe escolar é de extrema importância para o bom trabalho, para a melhoria do fazer pedagógico da sala de aula.

Analise as ações do coordenador pedagógico.

I. Fiscaliza a entrada e a saída de alunos garantindo a segurança de todos.

II. Valoriza o trabalho individual em detrimento do trabalho coletivo.

III. Articula e atua como mediador da formação continuada dos professores.

IV. Mobiliza os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola para levar os alunos ao aprendizado.

Estão corretas apenas

O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações. Analisando os indicadores da escola, o coordenador pedagógico percebeu uma taxa elevada de abandono. Neste momento, o coordenador pedagógico propôs estratégias de superação do problema através do plano de ação, que tem como objetivo, EXCETO:

Observe a imagem abaixo.

No Brasil, a partir dos finais dos anos de 1950, a educação, e particularmente a educação de adultos e a educação popular, encontrou em Paulo Freire a referência que formula as bases da educação libertadora como um paradigma que influencia o campo do currículo. Na metodologia de Freire, referência da Pedagogia Libertadora, é correto afirmar que:

O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem. O currículo define o que se ensina, o para quê ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Analise as afirmativas abaixo em relação às teorias curriculares. I. Na teoria curricular crítica, o foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola. Baseando-se numa visão neomarxista, essa tendência assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo. II. Na teoria curricular pós-crítica tradicional, os objetos de ensino são os saberes privilegiados pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários. III. Na teoria curricular tradicional, valoriza-se a diferença e o multiculturalismo e não uma hierarquia entre as culturas. O currículo póscrítico enfatiza competências e habilidades, e não conteúdos; rejeita-se o currículo linear, sequencial, estático e sistematizado. Está correto o que se afirma em:

Segundo Orsolon (2003), algumas atitudes do coordenador são capazes de desencadear mudanças no professor. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do Coordenador Pedagógico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282