Em que tendência pedagógica Jean Piaget melhor expõe suas concepções sobre a temática Educação?
O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento. Na maioria das vezes, tais conhecimentos entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:
O professor que espera desenvolver uma boa situação docente, desenvolve a compreensão acerca da importância do planejamento e das relações existentes entre os conteúdos propostos, as estratégias utilizadas e o processo de construção da aprendizagem. O professor, ao planejar suas aulas, realizou uma sondagem sobre a realidade que se encontravam os seus alunos, o nível de aprendizagem deles e quais as dificuldades existentes. Com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento harmônico de cada um, buscou conhecer o aluno e seu ambiente (escolar e comunitário). Essa fase de seu planejamento corresponde:
Em relação à Educação Infantil na Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei nº 9394/96), marque a alternativa incorreta.
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), no que diz respeito ao Ensino Religioso, é possível afirmar que:
As tendências pedagógicas, por via de regra, manifestam-se por concepções de estudiosos de temáticas que envolvem a educação, bem como a aplicação em leis e o exercício na prática educativa. Qual das alternativas abaixo representa um expoente da Tendência Progressista Libertária?
Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Essa fase é chamada de:
A professora Marina, dos anos iniciais, tem um pensamento reflexivo, crítico e criativo sobre a educação. Para ela, o professor é um animador que, por princípio, deve “descer” ao nível dos alunos, adaptando-se à cultura do educando, pois sua relação com o aluno é horizontal. O pensamento da professora Marina está baseado na corrente pedagógica:
Segundo GRINSPUN (2006), o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica. Analise as afirmativas abaixo em relação à função do coordenador pedagógico. I. O coordenador pedagógico deve ser o mediador entre os discentes e os docentes, considerando todos como agentes das práticas avaliativas. II. O coordenador pedagógico é aquele agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. III. O coordenador pedagógico é aquele que apenas coordena e acompanha, não intervém nem avalia as atividades pedagógicas e curriculares da escola. IV. O coordenador pedagógico é o agente responsável pelo direcionamento de suas ações para a transformação da pràtica pedagógica. V. O coordenador pedagógico é aquele que junto aos pais, elabora e executa programas e atividades de integração e estreitamento de relações. Está correto o que se afirma em:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), é adequado afirmar que:
Leia abaixo as várias metáforas que são construídas com relação ao trabalho do coordenador pedagógico, segundo Lima e Santos (2007).
A ação efetiva do coordenador pedagógico com sua equipe escolar é de extrema importância para o bom trabalho, para a melhoria do fazer pedagógico da sala de aula.
Analise as ações do coordenador pedagógico.
I. Fiscaliza a entrada e a saída de alunos garantindo a segurança de todos.
II. Valoriza o trabalho individual em detrimento do trabalho coletivo.
III. Articula e atua como mediador da formação continuada dos professores.
IV. Mobiliza os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola para levar os alunos ao aprendizado.
Estão corretas apenas
O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações. Analisando os indicadores da escola, o coordenador pedagógico percebeu uma taxa elevada de abandono. Neste momento, o coordenador pedagógico propôs estratégias de superação do problema através do plano de ação, que tem como objetivo, EXCETO:
Observe a imagem abaixo.
No Brasil, a partir dos finais dos anos de 1950, a educação, e particularmente a educação de adultos e a educação popular, encontrou em Paulo Freire a referência que formula as bases da educação libertadora como um paradigma que influencia o campo do currículo. Na metodologia de Freire, referência da Pedagogia Libertadora, é correto afirmar que:
O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem. O currículo define o que se ensina, o para quê ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Analise as afirmativas abaixo em relação às teorias curriculares. I. Na teoria curricular crítica, o foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola. Baseando-se numa visão neomarxista, essa tendência assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo. II. Na teoria curricular pós-crítica tradicional, os objetos de ensino são os saberes privilegiados pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários. III. Na teoria curricular tradicional, valoriza-se a diferença e o multiculturalismo e não uma hierarquia entre as culturas. O currículo póscrítico enfatiza competências e habilidades, e não conteúdos; rejeita-se o currículo linear, sequencial, estático e sistematizado. Está correto o que se afirma em:
Segundo Orsolon (2003), algumas atitudes do coordenador são capazes de desencadear mudanças no professor. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do Coordenador Pedagógico.