No âmbito da Gestão Educacional, a avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores da educação constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Renovadora Progressiva, é correto afirmar que:
O coordenar pedagógico do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, ao realizar uma reunião com os docentes, com o objetivo de acompanhar o currículo escolar das séries iniciais, detectou que para a maioria dos professores o currículo era uma listagem de conteúdos, uma questão de organização e ocorria de forma mecânica e burocrática. Isso porque valorizava apenas o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a metodologia, a didática, a organização, o planejamento, a eficiência e os objetivos. A concepção de currículo dos professores está baseada na teoria:
A professora Ana Cecília, dos anos iniciais de uma Escola Municipal da rede de ensino do Município de São Domingos do Azeitão, ao iniciar o ano letivo, propõe uma avaliação aos seus alunos para constatar a realidade de cada um com o objetivo de avaliar a aprendizagem anterior e evitar as dificuldades futuras. A professora realiza uma avaliação:
Na escola, o coordenador pedagógico assume responsabilidade legal frente à gestão democrática, para gerir grandes ideias de forma coletiva como também apontar possíveis caminhos no decorrer do processo educativo. Na gestão democrática, cabe ao coordenador pedagógico: I. Possibilitar trocas de saberes e experiências. II. Dirigir com caráter conservador e práticas centralizadoras, visando melhoria no processo de ensino. III. Ter o diálogo como método capaz de provocar mudanças no âmbito escolar, motivando professores, funcionários e alunos, valorizando-os e escutando-os. IV. Traçar um plano de ação focado no que é prioritário e real. Está correto o que se afirma em:
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Tecnicista, é correto afirmar que:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referente à Prova Brasil aplicada em novembro de 2015, revelou que as médias dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa progrediu em todos os níveis de Ensino - 2013 para 2015. No entanto, grande número de alunos ainda apresentam rendimento baixo de proficiência nessa disciplina. Ciente do resultado da sua escola na Prova Brasil, o coordenador pedagógico junto com a equipe de professores resolveram averiguar o trabalho que a escola desenvolveu nesses dois anos, considerando tanto os alunos que alcançaram bons resultados, quanto aqueles que tiveram baixo desempenho e exigiam medidas de apoio. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude inadequada do coordenador pedagógico.
Observe a imagem abaixo.
De acordo com a imagem acima, assinale a proposição que NÃO corresponde aos pressupostos teóricos da escola tradicional.
Observe a figura abaixo.
Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa correta:
Segundo a pesquisa da Fundação Victor Civita sobre o perfil e o dia a dia do coordenador pedagógico, os motivos que o levam a não desempenhar bem seu principal papel passam pela variedade de demandas que chegam às suas mãos e pela falta de uma identidade profissional bem definida. O resultado é que, repletos de afazeres, muitos acabam não dando conta de sua função prioritária na escola. Analise as atribuições abaixo e assinale a alternativa que apresenta a função prioritária do coordenador, deixada para o segundo plano, segundo a pesquisa divulgada pela Fundação Victor Civita na revista Nova Escola.