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A discussão sobre a ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das

organizações e de suas relações com a sociedade. Esses aspectos podem ser classificados em

algumas categorias principais. O nível da ética que diz respeito às partes interessadas que estão

associadas, de forma direta ou indireta, à organização e que podem ser afetadas pelas decisões

da administração é o nível

As barreiras são variáveis que intervêm no processo de comunicação e que o afetam

profundamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da

mensagem tal como é recebida. Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de

barreiras humanas à comunicação.

O processo evolutivo da Gestão de Pessoas no Brasil passou por fases peculiares. Segundo

Marras (2000), esse processo apresenta cinco fases evolutivas. Considerando essas fases,

relacione a primeira coluna com a segunda coluna.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

Sobre as dimensões da competência apresentadas na Figura 1, marque a alternativa

INCORRETA.


“Motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das

metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma

necessidade individual" (ROBBINS, 2000, p.342). Sobre as teorias da motivação, relacione a

primeira coluna, composta pelas teorias clássicas e contemporâneas, com a segunda coluna, que

apresenta as características de cada uma.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH

pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e

incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Sobre os modelos de

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, considere a definição abaixo:

Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil, adequado para

organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas

preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. […] É muito útil na análise

das consequências do sistema de carreiras, quando a organização adota uma política

coerente nesse sentido. (CHIAVENATO, 2005).

Essa definição refere-se ao modelo baseado

Sobre os prazos previstos na Lei Federal nº 9.784, de 29/01/1999, analise as proposições

abaixo:

I. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo

processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 05

(cinco) dias, salvo motivo de força maior.

II. Salvo disposição legal específica, o prazo para interposição de recurso administrativo é de

15 (quinze) dias, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

III. Interposto o recurso, o órgão competente para dele conhecer deverá intimar os demais

interessados para que, no prazo de 10 (dez) dias, apresentem alegações.

IV. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos

favoráveis para os destinatários decai em 05 (cinco) anos, contados da data em que foram

praticados, salvo comprovada má-fé.

V. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 60

(sessenta) dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

Estão CORRETAS apenas:

A confiança é uma questão atual e cada vez mais importante nas organizações, principalmente por ser considerada um atributo essencial, associado à liderança. Sobre os tipos de confiança existentes nas relações organizacionais e os princípios básicos que regem as relações de confiança, analise as proposições a seguir:

I. A confiança baseada na identificação permite que uma parte faça as vezes da outra e a substitua nas transações interpessoais, sendo esse o tipo de confiança que os executivos buscam nas equipes.
II. “A confiança aumenta a coesão”, “O downsizing testa o mais alto grau de confiança” e “A desconfiança destrói a confiança” são alguns dos princípios básicos definidos após pesquisas realizadas que permitem uma melhor compreensão sobre a criação da confiança e da desconfiança.
III. A confiança baseada na intimidação se baseia no medo de represálias. As pessoas que se encontram nesse tipo de relacionamento fazem o que dizem por medo das consequências, no caso de não cumprirem suas obrigações.
IV. A confiança baseada no conhecimento tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. No entanto, o conhecimento da outra parte e a previsibilidade de seu comportamento não substitui os contratos e as penalidades a que as partes estão sujeitas.
V. A confiança baseada na intimidação funciona independente da efetiva possibilidade de aplicação da penalidade, mesmo que as consequências não estejam efetivamente claras para aquele que traiu a confiança do outro.

Estão CORRETAS, apenas,

Conflito é o processo resultante de uma pessoa ou um grupo de pessoas perceber que uma outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante. Ele envolve incompatibilidade entre as partes, que culminam em interferência ou oposição. A gestão de conflitos significa a administração das divergências. Sobre os estilos de gestão de conflitos, analise as proposições abaixo:

I. O estilo de abstenção funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante do que outros para cada lado, enfim, quando manter a harmonia é o mais importante.
II. O estilo de competição é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável.
III. O estilo de colaboração habilita ambas as partes a ganhar, enquanto se utiliza uma substancial parcela de negociação e de intercâmbio, ou seja, é importante quando o compromisso de ambos os lados requer consenso.
IV. O estilo de transigência é apropriado quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.
V. O estilo de acomodação é apropriado quando um assunto é trivial, quando não existe nenhuma possibilidade de ganhar ou quando desentendimento pode ser muito oneroso.

Estão CORRETAS apenas:

Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.

(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).

Essa visão está associada ao conceito de gestão

“O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional” (ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010, p.7). Marque a alternativa que NÃO corresponde às características dos temas que constituem campo de estudos do Comportamento Organizacional.

As equipes podem realizar uma grande variedade de atividades, desde fazer produtos, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamentos ou tomar decisões. Considerando os tipos de equipes mais comuns existentes em uma organização, são corretas todas as alternativas, EXCETO:

A estratégia vem tendo um papel cada vez maior nas discussões acadêmicas, na literatura da

administração e nas ações organizacionais. Sobre a evolução do conceito de estratégia e sua

aplicação na gestão de pessoas, analise as proposições abaixo.

I. O Balanced Scored Card (BS(C), proposto por Kaplan e Norton (2001), transformou-se em

um processo gerencial eficaz que possibilita não apenas mensurar resultados estratégicos,

mas também focar e alinhar as estratégias de gestão de pessoas à estratégia organizacional,

por considerar indicadores de desempenho ligados às pessoas na organização.

II. O termo “administração estratégica de recursos humanos" surgiu na literatura internacional

no início da década de 1980, com a publicação das obras “Estratégia competitiva: criando e

desenvolvendo um desempenho superior" e “Vantagem competitiva das nações", de

Michael Porter.

III. Na gestão estratégica de pessoas, tanto a estratégia de controle como a estratégia de

comprometimento se unem em busca da excelência no desempenho organizacional,

fazendo com que essas duas visões percebam o papel do ser humano no trabalho de

maneira similar, pois a filosofia de administração que as conduz é a mesma.

IV. A estratégia de gestão de pessoas integra-se ao processo de formulação e implementação

da estratégia organizacional, pautando-se na visão da organização para fomentar as

diversas etapas da estratégia funcional que integrarão a estratégia da organização, sendo

necessária a retroalimentação das informações em todo processo.

V. Na integração da estratégia de gestão de pessoas à estratégia organizacional, necessita-se

investigar as capacidades internas da organização, o que implica, de forma ampla,

conhecer sua estrutura, seus sistemas e processos, sua cultura, além das pessoas que nela

trabalham, oportunizando a construção de vantagens competitivas sustentáveis.

Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens:

A prática da avaliação de desempenho de pessoas nas organizações se propõe a ser mais que um recurso que auxilia a isolar, observar, mensurar, formalizar e recompensar comportamentos e resultados alcançados pelas pessoas. Ela visa constituir um sistema que objetiva a melhoria global do desempenho e da produtividade das pessoas ao longo do tempo. Considerando os aspectos relacionados à avaliação de desempenho como instrumento de gestão, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a Lei Federal nº 9.784, de 29/01/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa CORRETA.

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