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Folha de respostas:

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O grupo de trabalho não existe no vácuo ou no isolamento total. Ele é parte de uma organização maior. Todo grupo é influenciado por condições externas e impostas de fora para dentro. Sobre as condições externas e suas definições, relacione a primeira coluna com a segunda coluna.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA.

A função administrativa de gestão de pessoas evoluiu com o passar do tempo. Essa evolução

teve influência da Teoria Geral da Administração (TGA). Sobre essa influência, é CORRETO

afirmar que

“Embora a prática de recompensar pessoas pelo seu trabalho esteja presente desde os

primórdios do sistema capitalista de produção, a utilização de métodos sistemáticos para a

definição do padrão de recompensas surgiu somente a partir da Primeira Guerra Mundial, com

o crescimento das organizações em tamanho e complexidade" (Albuquerque, 1982, apud

Fleury, 2002, p. 88). Ante o exposto, assinale a alternativa CORRETA quanto aos

componentes do referido sistema.

Sabe-se que o treinamento e o desenvolvimento de pessoas são atividades consideradas como básicas e essenciais para o sucesso das organizações, por estarem associadas ao processo de aprendizagem das pessoas nas ações organizacionais. Sobre as finalidades do treinamento e do desenvolvimento nas organizações, analise as proposições abaixo.
I. As principais finalidades do processo de treinamento e desenvolvimento são adequar as pessoas à cultura organizacional, mudar atitudes, adaptar as pessoas à modernização da organização, remanejamento, propagar conhecimento e reduzir custos na busca por objetivos organizacionais.
II. Ao buscar adequar as pessoas à cultura organizacional, os programas de treinamento e desenvolvimento lhes oportunizam conhecer melhor os hábitos e costumes, símbolos, mitos e regras da organização, promovendo maior entrosamento entre os envolvidos no programa e na própria organização.
III. A partir da definição de objetivos organizacionais, os programas de treinamento e desenvolvimento prepararão as pessoas para a nova realidade da organização, contribuindo para o alcance dos objetivos de maneira econômica, racionalizando suas despesas de investimentos.
IV. Os programas de treinamento e desenvolvimento fornecem oportunidades de aprendizagem não só em relação a sua atual posição, como também visando a outras posições que poderão vir a ser ocupadas no futuro, tendo como finalidade socializar informações.
V. Os programas de treinamento e desenvolvimento buscam adequar as pessoas à nova realidade organizacional, ou seja, à implantação de novas tecnologias modernizadoras, indicando a preocupação da organização em adequar a pessoa à cultura da organização.
Estão CORRETAS, apenas:

Com relação à saúde do trabalhador, as organizações são obrigadas por lei a avaliar

periodicamente os seus funcionários por meio de exames clínicos que se classificam pelo

momento em que são aplicados. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA.

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba, além dos atos legislativos que

protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas, baseado na ideia

de humanização do trabalho e na responsabilidade social das organizações. Sobre as teorias de

QVT, analise as proposições abaixo:

I. A teoria QVT de Werther & Davis (1981) defende que o “trabalho em si" é o aspecto mais

importante, mesmo que todos os outros fatores sejam satisfatórios, pois o cargo deve ser

interessante, desafiador e compensador.

II. A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow e a teoria dos dois fatores de

Frederick Herzberg são exemplos de teorias utilizadas/aplicadas para o desenvolvimento

dos estudos relacionados à QVT.

III. A teoria de Hackman & Oldham (1974) é o único modelo de QVT que foi desenvolvido

para obtenção de um instrumento avaliativo quantitativo, cujo desenlace das respostas

coletadas e dos cálculos realizados resulta em um valor denominado de Potencial

Motivador do Trabalho.

IV. Ainda de acordo com a teoria de Werther & Davis (1981), a avaliação da QVT deve

considerar fatores organizacionais, ambientais e comportamentais para fins de

elaboração/desenho dos cargos cuja competência deve ser exclusiva da organização, sem a

participação dos trabalhadores.

V. A teoria de Nadler & Lawler (1983) buscou delimitar uma lista de fatores que fomentam a

efetividade dos programas de QVT, bem como definir os pontos centrais merecedores de

um gerenciamento continuado, como o desenvolvimento de projetos em diferentes níveis

da organização.

Estão CORRETAS apenas:

A comunicação nas organizações atuais vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da informação. Sobre os tipos de comunicação eletrônica, considere a definição a seguir:

“São redes desenvolvidas para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.” (ROBBINS, 2010, p. 241).

Esse conceito se refere

A globalização, principalmente no âmbito organizacional, implicou mudanças na gestão das organizações. Essas mudanças se referem, sobretudo, ao modo de encarar o papel das pessoas que as compõem. A participação mais ampla de trabalhadores dos diversos níveis e funções organizacionais na elaboração de estratégias oportuniza uma contínua interatividade, incentivando a comunicação, o aprendizado e o comprometimento das pessoas (FLEURY, 2002).

As características em questão referem-se à integração da

O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.

Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.

 

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir

conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor

social ao indivíduo" (FLEURY e FLEURY, 2001, p. 188). Essa citação refere-se ao conceito de:

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