O grupo de trabalho não existe no vácuo ou no isolamento total. Ele é parte de uma organização maior. Todo grupo é influenciado por condições externas e impostas de fora para dentro. Sobre as condições externas e suas definições, relacione a primeira coluna com a segunda coluna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA.
A função administrativa de gestão de pessoas evoluiu com o passar do tempo. Essa evolução
teve influência da Teoria Geral da Administração (TGA). Sobre essa influência, é CORRETO
afirmar que
“Embora a prática de recompensar pessoas pelo seu trabalho esteja presente desde os
primórdios do sistema capitalista de produção, a utilização de métodos sistemáticos para a
definição do padrão de recompensas surgiu somente a partir da Primeira Guerra Mundial, com
o crescimento das organizações em tamanho e complexidade" (Albuquerque, 1982, apud
Fleury, 2002, p. 88). Ante o exposto, assinale a alternativa CORRETA quanto aos
componentes do referido sistema.
Sabe-se que o treinamento e o desenvolvimento de pessoas são atividades consideradas como
básicas e essenciais para o sucesso das organizações, por estarem associadas ao processo de
aprendizagem das pessoas nas ações organizacionais. Sobre as finalidades do treinamento e do
desenvolvimento nas organizações, analise as proposições abaixo.
I. As principais finalidades do processo de treinamento e desenvolvimento são adequar as
pessoas à cultura organizacional, mudar atitudes, adaptar as pessoas à modernização da
organização, remanejamento, propagar conhecimento e reduzir custos na busca por
objetivos organizacionais.
II. Ao buscar adequar as pessoas à cultura organizacional, os programas de treinamento e
desenvolvimento lhes oportunizam conhecer melhor os hábitos e costumes, símbolos,
mitos e regras da organização, promovendo maior entrosamento entre os envolvidos no
programa e na própria organização.
III. A partir da definição de objetivos organizacionais, os programas de treinamento e
desenvolvimento prepararão as pessoas para a nova realidade da organização, contribuindo
para o alcance dos objetivos de maneira econômica, racionalizando suas despesas de
investimentos.
IV. Os programas de treinamento e desenvolvimento fornecem oportunidades de aprendizagem
não só em relação a sua atual posição, como também visando a outras posições que
poderão vir a ser ocupadas no futuro, tendo como finalidade socializar informações.
V. Os programas de treinamento e desenvolvimento buscam adequar as pessoas à nova
realidade organizacional, ou seja, à implantação de novas tecnologias modernizadoras,
indicando a preocupação da organização em adequar a pessoa à cultura da organização.
Estão CORRETAS, apenas:
Com relação à saúde do trabalhador, as organizações são obrigadas por lei a avaliar
periodicamente os seus funcionários por meio de exames clínicos que se classificam pelo
momento em que são aplicados. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA.
O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba, além dos atos legislativos que
protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas, baseado na ideia
de humanização do trabalho e na responsabilidade social das organizações. Sobre as teorias de
QVT, analise as proposições abaixo:
I. A teoria QVT de Werther & Davis (1981) defende que o “trabalho em si" é o aspecto mais
importante, mesmo que todos os outros fatores sejam satisfatórios, pois o cargo deve ser
interessante, desafiador e compensador.
II. A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow e a teoria dos dois fatores de
Frederick Herzberg são exemplos de teorias utilizadas/aplicadas para o desenvolvimento
dos estudos relacionados à QVT.
III. A teoria de Hackman & Oldham (1974) é o único modelo de QVT que foi desenvolvido
para obtenção de um instrumento avaliativo quantitativo, cujo desenlace das respostas
coletadas e dos cálculos realizados resulta em um valor denominado de Potencial
Motivador do Trabalho.
IV. Ainda de acordo com a teoria de Werther & Davis (1981), a avaliação da QVT deve
considerar fatores organizacionais, ambientais e comportamentais para fins de
elaboração/desenho dos cargos cuja competência deve ser exclusiva da organização, sem a
participação dos trabalhadores.
V. A teoria de Nadler & Lawler (1983) buscou delimitar uma lista de fatores que fomentam a
efetividade dos programas de QVT, bem como definir os pontos centrais merecedores de
um gerenciamento continuado, como o desenvolvimento de projetos em diferentes níveis
da organização.
Estão CORRETAS apenas:
A comunicação nas organizações atuais vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da informação. Sobre os tipos de comunicação eletrônica, considere a definição a seguir:
“São redes desenvolvidas para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.” (ROBBINS, 2010, p. 241).
Esse conceito se refere
A globalização, principalmente no âmbito organizacional, implicou mudanças na gestão das organizações. Essas mudanças se referem, sobretudo, ao modo de encarar o papel das pessoas que as compõem. A participação mais ampla de trabalhadores dos diversos níveis e funções organizacionais na elaboração de estratégias oportuniza uma contínua interatividade, incentivando a comunicação, o aprendizado e o comprometimento das pessoas (FLEURY, 2002).
As características em questão referem-se à integração da
O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.
Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir
conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor
social ao indivíduo" (FLEURY e FLEURY, 2001, p. 188). Essa citação refere-se ao conceito de: