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Um usuário do editor de textos MS Word 2010, em português, estando no ato de escrever seu texto, digitou as teclas de atalho CTRL+D. Isso significa que ele ativou o(a):

A lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor - LDB 9394/1996- estabelece que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, visando:

Segundo a Lei Orgânica do Município de Manaus/AM, "a educação, a cargo do Município, será promovida e estimulada com a participação e colaboração da comunidade local, fundada na reflexão da realidade, tendo por objetivo" o(a):

O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo ou involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é "crescer" e "desenvolver-se"; fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e da sua interação com indicadores do ambiente. Diante da afirmação acima, estabeleça a correta correspondência entre os termos da coluna I e seus respectivos conceitos da coluna II. Coluna I 1- Crescimento 2- Desenvolvimento Coluna II ( ) Refere-se, essencialmente, às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ( ) Engloba, simultaneamente, transformações quantitativas e qualitativas nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional, ao longo da vida dos seres humanos. ( ) Caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. ( ) Corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas no corpo humano. ( ) É entendido como uma interação entre as características biológicas individuais com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida. A sequência correta é:

O processo de desenvolvimento humano que se inicia na vida intrauterina e avança até a morte pode ser estudado através de diversos estágios nas diferentes dimensões do comportamento humano. Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, caracteriza-se pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. Nesta etapa as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos, pois o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos. Este período é denominado de:

Dentro do ambiente escolar, deve-se considerar que a avaliação precisa ter um sentido mais amplo; pois permite ao professor não somente atribuir uma nota ao aluno, mas também repensar todo o processo de ensino e aprendizagem, refletindo sobre o planejamento elaborado, os métodos de ensino aplicados, os conteúdos desenvolvidos e, é claro, sobre os critérios e ferramentas utilizados no próprio processo avaliativo. Muitos professores de Educação Física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Ao procederem dessa forma, estes educadores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano denominados:

Durante as aulas de Educação Física, quando o professor avalia o aluno apenas no final do processo ensino aprendizagem, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como:

Na tentativa de aproximar a teoria da prática, de superar os paradigmas de uma concepção estritamente biologicista, e de aplicar uma educação significativa, novas concepções foram lançadas na Educação Física brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Dentre estas, são mencionadas como concepções progressistas, aquelas preocupadas com a formação de sujeitos conscientes, que possam agir com autonomia e capacidade de análise no âmbito da cultura corporal de movimento e também serem capazes de provocar transformações políticas. É considerada concepção progressistas na área da Educação Física a abordagem:

De acordo com Darido (2003), os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física devem ser estruturados segundo sua categoria e organizados em: Conceitual; Procedimental; e Atitudinal. Quando se alude aos Conteúdos Conceituais, faz-se referência à dimensão do comportamento humano denominada:

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte composto por: provas de pista, provas de campo, provas combinadas, o pedestrianismo, e marcha atlética. Dentre as provas de pista, assinale a opção que utiliza a saída baixa durante a partida dos atletas.

Na contração muscular, ocorre a interposição dos filamentos grossos sobre os finos, mecanismo que encurta as miofibrilas e, consequentemente, toda a célula muscular. Quanto mais curtas as células musculares estiverem, maior será a intensidade da contração do músculo. Assinale a opção que corresponde à denominação das proteínas contráteis, que compõem os filamentos grossos e finos presentes na célula muscular:

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