Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

A aprendizagem de habilidades é um processo contínuo e dinâmico sem estágios distintos e definitivos. No entanto, certas "alterações gerais" podem ser descritas em aprendizagem de habilidade. Por exemplo, ao longo do tempo, melhorias em precisão e eficiência são observadas, proporcionando maior consistência, resultando em uma redução de erros e o desenvolvimento de performances sem esforço. Estas mudanças podem ser colocadas amplamente em três fases, tal como desenvolvido por Paul Fitts e Michael Posner, em 1967. A fase que se caracteriza pelo "pensamento", tentando entender a execução da habilidade, com a presença de movimentos espasmódicos, rígidos e mal sincronizados com o desempenho irregular com um grande número de erros grosseiros é denominado:

Quando se considera o comportamento motor ao longo da vida, pode-se notar que os seres humanos apresentam a capacidade de interagir com o ambiente através dos movimentos. Esta capacidade sofre alterações ao longo do ciclo de vida devido às características do indivíduo, do ambiente e da tarefa. Podem ser consideradas características relacionadas ao comportamento motor do indivíduo que poderão influenciar seu desempenho:

Durante a elaboração do torneio interclasse de uma escola, o professor de Educação Física, após uma análise das inscrições na modalidade de futsal, determinou que a forma de disputa fosse de Eliminatória Simples. Este fato ocorreu devido ao elevado número de inscrições e o curto período de tempo disponível para a realização do evento. Considerando que o número de inscrições foi de 16 equipes, será realizado um total de quantos jogos?

Em decorrência da execução dos diversos tipos de atividades físicas, várias adaptações fisiológicas podem ser observadas como: maior conteúdo de mioglobina; maior oxidação de carboidratos (glicogênio); e maior oxidação de gordura. Esses tipos de adaptações são resultantes de um programa de treinamento físico em que predominam exercícios com um caráter:

Analisando os conhecimentos da Aprendizagem Motora, deve-se considerar que as tarefas de movimento podem ser classificadas de acordo com critérios diferentes como: a estabilidade do ambiente, precisão do movimento, os pontos distintos de início e fim do movimento, e o tempo de resposta (timing). Quando se considera o grau de estabilidade do ambiente durante a análise de uma tarefa de movimento, faz-se referência à classificação da habilidade:

Em competições oficiais de Atletismo, as Provas de Pista são as corridas realizadas em pistas de atletismo; já as Provas Rústicas são as corridas realizadas em terrenos variados como: ruas, bosques e estradas. Dentre as opções abaixo, assinale a prova oficial do Atletismo que apresenta características associadas a uma Prova Rústica.

Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:

De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:

Segundo Dietrich et ai. (2005), os Princípios Metodológicos mais aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos Jogos Desportivos Coletivos: Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, entre outros, são o Princípio Analítico-Sintético e o Global-Funcional, ambos antagônicos em suas definições, mas com o mesmo objetivo: transmitir conteúdos que serão absorvidos pelos alunos. O Princípio Analítico-Sintético apresenta a série de exercícios como medida metodológica principal e preconiza que as habilidades devem ser treinadas fora do contexto de jogo para que, depois, possam ser transferidas para as situações de jogo. Os representantes deste método partem do princípio que a divisão corrente do jogo em 'técnica', 'tática' e 'treino' deve também determinar a metodologia. Este princípio metodológico utiliza prioritariamente o método de ensino denominado:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física Escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três princípios fundamentais: Inclusão, Diversidade e as Categorias de Conteúdo. Assinale abaixo a opção que está relacionada com o Princípio da Diversidade.

A adaptação é um fenômeno biológico fundamental, que tem grande relevância prática nas atividades físicas e no esporte. Nesse sentido, o treinamento físico regular provoca uma série de estímulos que produzem modificações e adaptações estruturais e funcionais. As adaptações (respostas) fisiológicas do exercício físico, são decorrentes do processo de treinamento físico e podem ser de ordem aguda ou crônica. As adaptações agudas, também denominadas "respostas agudas", são aquelas que ocorrem em associação direta com a sessão de exercício. Sendo assim, assinale a seguir a opção que apresenta apenas respostas agudas a prática de exercícios físicos.

Nas aulas de Educação Física, os aspectos procedimentais são mais facilmente observáveis, pois a aprendizagem desses conteúdos está necessariamente vinculada à experiência prática. No entanto, a valorização do desempenho técnico com referência em modelos de atletas de alto rendimento, com pouca ênfase no prazer e a desvalorização de conteúdos conceituais e atitudinais, apontam para uma concepção de ensino que tem resultado, em muitos casos, na exclusão dos alunos. Diante do exposto, as aulas de educação física devem:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282