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A nítida ampliação das referências à educação especial na perspectiva inclusiva nos textos de políticas públicas desse gênero, remetem a um olhar para possível compreensão da implementação e do impacto no âmbito escolar. Assim, um documento essencial influência à formulação das políticas públicas de educação inclusiva, a Declaração de Salamanca, quando se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional. Além disso congrega todos os governos e demanda que eles: 1- estabeleçam mecanismos participatórios e centralizados para planejamento, revisão e avaliação de provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais. 2- atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. 3- desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva. 4- garantam que, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas. Estão corretos apenas os itens:

Tem-se como carga horária mínima anual para os ensinos fundamental e médio, de acordo com a Lei n° 9.394/1996:

O art. 8° da Lei n° 13.005/2014 afirma que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que: I. assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as econômicas e financeiras. II. considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. IV. promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Está correto apenas o que se afirma em:

A Educação Física é uma disciplina considerada por muitos alunos a mais divertida e "legal" do currículo nas escolas, colocando-a em grande vantagem sobre outras; pois o aluno está mais interessado e motivado, participando com mais entusiasmo das atividades propostas. Aliado a isto, é uma disciplina rica em condições de explorar os elementos da cultura corporal mais variados, que foram surgindo com a evolução humana como as brincadeiras, jogos, danças, lutas, ginástica, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os alunos vão perdendo o gosto por essas atividades que eram vistas como as mais divertidas, tornando-se chatas e cansativas, por isso não vemos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tão empolgados com a prática em comparação com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que demonstram imensa alegria com as aulas de Educação Física. Diante do exposto no texto acima, este comportamento relacionado com a diminuição do interesse nas aulas de Educação Física está relacionado com:

O tecido muscular esquelético está envolvido no exercício de uma forma voluntária na medida em que o praticante escolhe a forma, a direção e a intensidade com que executa os seus movimentos. Este indivíduo pode orientar o seu esforço de acordo com o feedback sensorial que recebe, nomeadamente, das sensações tácteis, proprioceptivas e de fadiga local e sistêmica. Desta forma, esta condução de informações sensoriais para a medula espinhal e encéfalo a partir do meio externo, realizado pelas terminações nervosas, é executada pela via denominada:

Quando se faz referência aos conhecimentos a serem desenvolvidos durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e efetivar os objetivos propostos para a área. Com esse motivo elegeu três critérios para a seleção dos conteúdos: relevância social; características dos alunos; e as características da própria área. Diante do exposto, assinale a opção que estabelece relação direta com a relevância social dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar.

Na década de 80, surgiram perspectivas que apontaram para a reflexão de uma Educação Física como prática corporal de movimento que se consolidaram a partir da década de 90. A tendência pedagógica que apresenta uma preocupação em garantir a especificidade da área da Educação Física e, com a valorização do conhecimento sobre as necessidades e as expectativas dos alunos nas diferentes faixas etárias é denominada:

Dentro do ambiente escolar, os professores de Educação Física devem assegurar-se de que estão lidando com crianças em constante desenvolvimento físico, mental e emocional; e que esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e isolada nos seres humanos. Assim, o professor deve entender as diversas fases do desenvolvimento motor, bem como as interferências e mudanças que ocorrem em cada uma delas, de forma a desenvolver atividades condizentes com as necessidades e possibilidades dos alunos. Dessa forma, quando o professor atua com crianças na faixa etária entre 2 a 7 anos, entende-se que este educador está estimulando alunos que se encontram na fase motora:

A Antropometria é a parte da Antropologia que trata da mensuração do corpo humano ou de suas partes e que permite o registro das particularidades físicas dos indivíduos. Refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. A massa corporal e a estatura são medidas de tamanho do corpo humano que, juntas, proporcionam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice antropométrico é considerado simples, barato e não requer alto grau de treinamento e habilidade do avaliador. São medidas perfeitas para pesquisas epidemiológicas de larga escala, e permitem informações sobre:

Quanto maior se apresentar o repertório motor de uma criança, mais elevada será a capacidade de aprender e executar outros padrões de movimento. Muitas vezes, movimentos deficientes encontrados em jovens e adultos não ocorrem devido à falta de talento, mas por estimulação inadequada na infância. Dessa forma, torna-se necessário enriquecer a vida da criança com muitos movimentos. De acordo com os ensinamentos da Aprendizagem Motora, os movimentos fundamentais, que devem ser estimulados na infância, podem ser agrupados em três categorias:

Texto para responder à questão.


Sobre o mundo interno e o mundo externo, conforme a declaração do narrador, leia as afirmativas. I. O mundo externo se caracteriza pela experiência solitária da reflexão e da recordação. II. O mundo interno se caracteriza no movimento de interação com os outros, na vida em relação com os amigos e com o mundo. III. Na juventude, vive-se o mundo externo, enquanto na velhice vive-se o mundo interno. Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para responder à questão.


A partir da narrativa de um episódio pessoal, o autor elabora reflexões que vão além desse contexto, generalizando-o. Essa generalização pode ser observada no seguinte trecho:

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

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