Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d

O handebol é um esporte bastante conhecido aqui no Brasil. Consiste em um confronto entre duas equipes, de sete integrantes cada uma, em que os jogadores passam e lançam a bola com as mãos com objetivo de fazer gols no time adversário. Durante sua prática, percebe-se que são realizadas substituições entre titulares e reservas. Assinale abaixo a opção referente ao número de substituições permitidas durante um jogo oficial de handebol.

De maneira geral, o movimento do Arremesso do Peso no Atletismo é composto por várias fases: preparação, deslocamento, posição de força, arremesso propriamente dito e recuperação. Existem diferentes tipos de técnicas desenvolvidas na modalidade ao longo do tempo. Na técnica de deslocamento linear (de costas) o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato. Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima, o atleta precisa girar o tronco e, ao ficar de frente para a área de arremesso deve realizar o bloqueio do lado contrário ao membro portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento ao implemento arremessando-o. Este tipo de técnica descrita acima é denominada:

O Basquete internacional encontra-se organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). As suas determinações valem para todos os países onde o Basquete é jogado, exceto para a Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos, a NBA (National Basketball Association), que mantém regras próprias, um pouco diferentes das regras internacionais. No que se refere ao sistema de pontuação presente nas regras do basquetebol, durante o jogo são permitidas cestas com pontuação de:

Durante as aulas de Educação Física Escolar, a escolha dos conteúdos deve seguir a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apresentam três blocos que se articulam entre si, mas guardam suas especificidades. Diante dessas orientações, pode-se observar que os professores utilizam, em suas aulas, atividades em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas por federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional, permitindo, assim, ao aluno o conhecimento de práticas universalizadas pela mídia. Entretanto, essas atividades também podem ser apresentadas aos alunos, demonstrando ter uma flexibilidade maior nas regras, que são adaptadas em função das possibilidades do próprio educando, das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outras adequações, podendo ser exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo. De acordo com o PCN, esse tipo de conteúdo caracterizado pela flexibilização regulamentar durante sua prática é denominado:

O processo avaliativo na área da Educação Física deve considerar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos; pois deve começar na construção do planejamento, acompanhar todo o desenvolvimento da proposta, até a sua conclusão. Entretanto, a simples atribuição de conceitos ou notas pelo professor em função do desempenho físico e esportivo, classificando os mais habilidosos que devem ser incentivados à busca de práticas esportivas fora da escola, se trata de uma perspectiva:

O Voleibol é um desporto praticado em uma quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade, é fazer passar a bola sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. No que se refere ao número de toques que cada equipe pode executar durante a disputa do rally, pode-se afirmar que o(a):

O principal propósito de acompanhar o desempenho motor é procurar informações do tipo quantitativas que propiciem informações através da execução de um teste motor. Estes se caracterizam pela realização de uma tarefa motora conduzida em situações que procurem solicitar predominantemente uma capacidade motora específica. Quando se aplicam testes motores, preocupados em verificar a aptidão física relacionada à saúde podem-se utilizar medidas de:

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo, o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. As funções psicomotoras necessárias para a organização da percepção, envolvem o reconhecimento de esquema corporal, a lateralidade, a estruturação espacial e a orientação temporal (MEUR, 1989). No que se refere ao esquema corporal, pode-se afirmar que é a( o):

Durante um jogo de futsal, as equipes disputam a bola em situações de cooperação e oposição através da execução de fundamentos técnicos com intuito de marcar gols na equipe adversária. Quanto à composição de uma equipe de futsal, considerando apenas os titulares em quadra, pode-se afirmar que é formada por quantos atletas?

"Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se" A definição refere-se a um dos quatro pilares da educação denominado Aprender a:

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. As relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pelos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados. II. A cultura, como forma de penetração social, é o único elemento que pode ser estudado como variável sem importância, secundária ou dependente em relação ao que faz o mundo se mover, não devendo, portanto, ser vista como algo fundamental, constitutivo, que determina a forma, o caráter e a vida interior do movimento cultural. III. A escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Está correto apenas o que se afirma em:

As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem na atualidade. Pensar no processo de ensino e aprendizagem em pleno século XXI sem o uso constante dos diversos instrumentos tecnológicos é deixar de acompanhar a evolução que está na essência da humanidade. Nesse cenário, pode-se afirmar que: I. A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender - viver. II. Cabe à escola procurar meios de promover a integração tecnológica, oferecendo meios para a produção de um conhecimento a nível contemporâneo. III. Se a educação, antes do surgimento tecnológico, visava à agregação de valores aos conhecimentos produzidos e divulgados em sala de aula, com as tecnologias ela perdeu esse caráter agregador e diminuiu o interesse pelos valores e pela ética. Está correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282