Na festa de fim de ano de uma empresa, é proposto um brinde, porém, antes da
realização deste, Pedro coloca espumante na taça de Marcelo, que tem formato de um cone, conforme a ilustração, até um terço da sua altura H. Marcelo pergunta a Pedro por que foi servido de apenas aquela quantidade, e Pedro não entende a razão da reclamação. Para que possa argumentar melhor, Marcelo decide dizer a Pedro a exata quantidade em volume que foi servido. Sabendo que a capacidade da taça é de 270 ml, é correto afirmar que a taça de Marcelo tem exatamente quantos ml de espumante?

Do excerto “Sem uma causa exterior clara, como, por exemplo, um vírus ou bactéria”, as duas últimas vírgulas foram utilizadas para separar:
Na palavra “antigas” (l. 33), a desinência nominal exclusivamente de gênero é determinada pela:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
I. O pleno desenvolvimento do educando.
II. O seu preparo para lutas corporativas.
III. A emancipação ideológica.
Quais estão corretas?
Em relação à organização da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de, EXCETO:
Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal. Assinale a alternativa que NÃO se refere a essas ações:
Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problema novo. É preciso ter:
I. Criatividade.
II. Experimentação.
III. Pensamento liberal/tradicional.
Quais estão INCORRETAS?
Sobre a grafia de termos retirados no texto, assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas.
( ) “diluido” (l. 03) está grafado corretamente.
( ) “autoimunes” (l. 22) está grafado corretamente.
( ) “psicossomatização” (l. 24) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever "psicosomatização”.
( ) “sinalisadores” (l. 34) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever “sinalizadores”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No fragmento textual “Muitos terapeutas utilizam a metáfora da panela de pressão, ou seja, a pressão sobe, sobe e sobe, podendo chegar a um ponto tal que estoura e joga o que está em seu interior para todos os lados de uma forma desmedida”, a conjunção sublinhada inicia orações que exprimem:
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos princípios e fins da Educação Nacional.
( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As metas previstas no Plano Nacional de Educação, deverão ter como referência:
I. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
II. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.
III. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Quais estão corretas?
Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:
Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:
I. Onde estamos (o que está sendo).
II. Para onde queremos ir (como deveria ser).
III. O que fazer (o que fazer para vir a ser).
Quais estão corretas?
Considere os seguintes sinônimos apresentados ao lado das palavras extraídas do texto, verificando se podem substituí-las sem prejudicar o contexto em que ocorrem:
I. desmedida (l. 14) – incomensurável.
II. descaso (l. 25) – desconsideração.
III. provações (l. 32) – técnicas.
Quais estão corretos?