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De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, são deveres do funcionário, EXCETO:

Na prática, a Gestão do Conhecimento, que nada mais

é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação

de conhecimento em toda a organização. Com a

Gestão do Conhecimento, as pessoas são incentivadas

a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar

um ambiente de trabalho no qual toda experiência

válida pode ser acessada pelos outros colaboradores

e aplicada em suas atividades a fim de elevar a

produtividade da organização. É possível distinguir

dois tipos de conhecimento:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva

da Educação Inclusiva, tem como objetivo de promover

respostas às necessidades educacionais especiais

garantindo:

I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível superior.

II. Atendimento educacional especializado.

III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e de mãos profissionais da educação para a inclusão escolar.

V. Participação da família e da comunidade.

VI. Acessibilidade urbanística, arquitetõnica, nos mobiliários e equipamentos, na comunicação e informação.

VII. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V, VI

e VII são respectivamente:

O Centro de Referência Especializado de Assistência

Social para a População em Situação de rua — CREAS

POP — apóia a oferta de Serviço Sócio Assistencial em

municípios com:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Idosos — SCFVI — tem como foco:

I. Desenvolvimento da capacidade de coordenação viso– motor e de comunicação.
II. Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade III. No fortalecimento dos vínculos familiares.
IV. No convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Das afirmações apresentadas:

O Conhecimento Empírico é um dos alicerces para o processo de desenvolvimento de competência das pessoas nas organizações. Sua função é:

Um dos primeiros passos para a implantação da Gestão de Pessoas por Competências em uma organização é a realização do Mapeamento das Competências, que servirá de base para o processo de Gestão de Pessoas por Competências. Os passos para a realização do Mapeamento das Competências são:

I. Buscar os indicadores da competência organizacional.
II. Buscar os indicadores de competências para o cargo a serem mapeados.
III. Extrair cada indicadores os atributos de Competência imprescindíveis para a eficácia do colaborador no cargo. IV. Agrupar os atributos similares.
V. Definir e formar as competências para cada cargo.

Agora associe às descrições.

( ) Definir competências especificas através dos grupos de atributos.

( ) Extrair da cultura e da estratégia organizacional todas as informações capazes de definir atributos de competência válida para todos na organização.

( ) Para cada cargo gerar, a partir dos indicadores organizacionais e dos específicos, uma lista dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao melhor desempenho do profissional no cargo.

( ) Extrair as informações especificas a cerca dos cargos que permitirão elencar os atributos de competência necessários a cada um deles.

( ) Analisar o conjunto dos atributos, buscando similaridades que facilitem a criação das competências.

A sequência correta apresentada nas lacunas deve ser respectivamente:

Havendo indícios da prática de ato de alienação parental, em ação autõnoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial. O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrência de alienação parental, deverá apresentar o laudo em:

A construção e execução do Projeto Pedagógico — PP, precisa ser sustentado por um acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora. Fazem parte desse processo de acompanhamento as seguintes ações:

I. Reunião periódica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliação e replanejamento do projeto pedagógico e do plano de trabalho da escola.
II. Reunião em dia fixo, que faça parte da programação normal da escola, com os problemas, para estudo teórico e discussão de questões praticas.
III. Supervisão da qualidade dos recursos didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de alunos e dos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica.
IV. Supervisão do uso do tempo e do espaço escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares.
V. Acompanhamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos pela comunidade.

Das afirmações apresentadas:

Leia as afirmações sob a luz das diretrizes da Política

de Educação Especial na Perspectiva da Educação

Inclusiva:

I. A Educação Especial é uma modalidade de ensino

que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades,

realiza os atendimento educacional, especializado,

disponibiliza os serviços e recursos próprios desse

atendimento e orienta os alunos e seus professores

quanto a sua utilização nos termos comuns do ensino

regular.

II. O atendimento educacional especializado identifica,

elabora e organiza recursos pedagógicos e de

acessibilidade que eliminem as barreiras para a

plena participação dos alunos, considerando as suas

necessidades especificas.

III. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional

especializado não diferenciam daqueles realizados na

sala de aula comum.

IV. Para atuar na educação especial, o professor deve

ter como base da sua formação, inicial e continua,

conhecimentos gerais para o exercício da docência e

conhecimentos específicos da área.

V. A formação do professor deve complementar

conhecimentos de gestão de sistemas educacionais

inclusiva, tendo em vista o desenvolvimento de projetos

em parceria com outras áreas, visando a acessibilidade

arquitetônica, aos atendimentos de saúde, a promoção

de ações de assistência social, trabalho e justiça.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação

correta, onde V (verdadeiro) e F (falso).

I, II, III, IV e V são respectivamente:

"De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução CNAS n° 109/2009, é o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, a fim de complementar o trabalho social com família e prevenir a ocorrência de situações de risco social."
O texto acima se refere a:

As tendências pedagógicas liberais foram formadas pelos seguintes métodos de ensino.

I. Tradicional: Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno o receptor passivo dos conhecimentos considerados com verdade absoluta. Há repetições de exercícios com exigências de memorização.
II. Renovadora Progressista: É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando–se mais com a parte psicológica do que a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando–as.
III. Escola Nova: Caracteriza–se por centralizar no aluno, considerados como ser ativo curioso. Dispõe da ideia que ele "somente irá aprender fazendo", valorizam–se as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender a se tornar uma atividade de descoberta. É uma auto–aprendizagem. O professor neste contexto é um facilitador. –se ais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
IV. Tecnicista: Neste método o aluno é visto como depositário passivo do conhecimento, que deve ser acumulado na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.

Das afirmações apresentadas:

A Avaliação consiste no processo de obtenção de informações sobre os efeitos que um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas tem na concretização das metas da empresa. Compreende 4 (quatro) níveis:

I. Avaliação de Reação.
II. Avaliação de Aprendizagem.
III. Avaliação Com portamental.
IV. Avaliação do Resultado Final.

Associando os itens I, II, III e IV às lacunas a seguir, temos respectivamente:

( ) É o nível de avaliação mais complexo, pois não pode ser feito de maneira imediata. Utiliza–se de amostragem de atividades.
( ) Utiliza–se de questionários.
( ) A grande dificuldade deste nível de avaliação está em separar do treinamento dos efeitos de outras atividades e eventos .
( ) Utiliza–se de entrevistas objetivas ou testes de perguntas abertas.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo é:

Leia atentamente o texto a seguir, o qual se trata de um modelo de gestão "Este modelo de gestão surge com a necessidade constante de que os colaboradores da organização estejam cada vez mais a par da realidade estratégica da organização." O texto refere–se a:

Pensar no processo de construção de um Projeto

Pedagógico — PP, requer uma reflexão inicial sobre

seu significado e importância. Os seguintes princípios

fazem parte na construção dos PP:

I. Ampla liberdade dos currículos.

II. Flexibilidade na composição dos conteúdos a serem

trabalhados.

III. Avaliação formativa ao longo do processo de

aprendizagem.

IV. Definir metas de avaliação na intenção de classificar a

aprendizagem dos alunos.

Das afirmações apresentadas:

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