Ir para o conteúdo principal

As tendências pedagógicas liberais foram formadas pelos seguintes métodos de ensino.

I. Tradicional: Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno o receptor passivo dos conhecimentos considerados com verdade absoluta. Há repetições de exercícios com exigências de memorização.
II. Renovadora Progressista: É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando–se mais com a parte psicológica do que a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando–as.
III. Escola Nova: Caracteriza–se por centralizar no aluno, considerados como ser ativo curioso. Dispõe da ideia que ele "somente irá aprender fazendo", valorizam–se as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender a se tornar uma atividade de descoberta. É uma auto–aprendizagem. O professor neste contexto é um facilitador. –se ais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
IV. Tecnicista: Neste método o aluno é visto como depositário passivo do conhecimento, que deve ser acumulado na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.

Das afirmações apresentadas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282