A organização dos conteúdos de Língua Portuguesa em função do eixo uso-reflexão-uso pressupõe um tratamento cíclico, pois, de modo geral, os mesmos conteúdos aparecem: conteúdos
O professor Aderbal utiliza a metodologia de resolução de problemas, dando-lhe um sentido importante quando as crianças do ensino fundamental buscam soluções e discutem-nas com outras de sua faixa etária. Essa metodologia deve colaborar para que a criança:
Conforme os PCN o Ensino de História na alfabetização deve:
No ensino de História cabe um papel educativo, formativo, cultural e político e sua relação com a construção da cidadania, o que perpassa diferentes espaços de produção de saberes históricos. Deste modo, é essencial localizarmos no campo da História questões/temas/problemas considerados relevantes para a formação da consciência histórica dos alunos, o que requer:
O ensino de Ciências está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no Art. 32, II, evidenciando “a compreensão do ambiente natural e social [...], da tecnologia[...]”, bem como, nos PCN. Nesse sentido, percebemos o significado expressivo de um ensino:
A Didática, como prática educativa, estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista:
O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:
Na redação dos objetivos específicos o professor deve elencar os resultados a obter do processo de ensino relativo aos conhecimentos, conceitos, habilidades, podendo indicar também as atitudes e convicções em relação à realidade social, embora estes últimos dificilmente possam:
O ensino da literatura ou da escrita literária envolve o exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita. Nesta perspectiva, o lugar natural, na sala de aula, para esse tipo de prática deve ser:
A pontuação é um dos elementos que contribui para a coesão das ideias, para a garantia de uma intencionalidade do autor e para a orientação do leitor. De acordo com as orientações dos PCN os textos trabalhados no dia-a-dia da sala de aula, devem fazer desse ensino:
Um dos princípios que os PCN apontam para a resolução de problemas é que:
Estar alfabetizado em Geografia significa:
De acordo com os PCN crianças pequenas poderão trabalhar com temas bastante diversos para investigar os animais e os vegetais como recursos da natureza e as técnicas mais comuns utilizadas nessas explorações. Considerando a realidade local, o professor seleciona temas para investigações: estudar a vida dos vegetais e plantar uma horta; estudar os peixes, entrevistar um pescador e organizar visita ao mercado; estudar os derivados do leite e pesquisar as condições de vida de rebanhos leiteiros, são algumas das possibilidades que o professor deve:
Um dos papéis fundamentais da escola é:
A professora Marleide tem como base a concepção construtivista para estruturar as interações educativas em suas aulas. Assim recorre a algumas estratégias que favorecem aprendizagens bem sucedidas, o que requer: