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As escolas públicas que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica – DCNEB, devem observar a atenção à diversidade dos alunos, como eixo estruturador. A operacionalização deste eixo estruturador requer que a escola planeje as suas atividades considerando:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) considera que ser alfabetizado é ser capaz de ler e escrever:

A preparação e a realização de atividades e projetos que incluam a exposição oral permitem:

De acordo com os PCN o papel da Matemática no Ensino Fundamental é explorar, da forma mais ampla possível, as potencialidades dos alunos, colaborando:

A professora Clara seguindo as orientações didáticas do Projeto Político pedagógico -PPP, elaborado coletivamente, o qual se referendou nos PCN, especialmente no ensino de História procura promover visitas e pesquisas em locais ricos em informações. Nessa direção a professora deve:

O saber histórico escolar, a partir da influência da historiografia contemporânea, objetiva estabelecer articulações constantes, nos diferentes níveis escolares, entre o local, o nacional e o geral, utilizando, para tanto:

Água, lixo, solo e saneamento básico são assuntos intimamente relacionados aos estudos sobre Ambiente. Sua abordagem no quinto ano do Ensino Fundamental deve ser constituída:

A prática de uma avalição comprometida com o atendimento das finalidades sociais do ensino, de preparação dos alunos para evoluírem dos níveis em que se encontram para níveis significativos de participação ativa nas diversas esferas da vida social deve contribuir para a assimilação e internalização dos saberes necessários ao prosseguimento de estudos, reconhecendo os erros como pontes que possibilitam o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades cognoscitivas. Nesta perspectiva a avaliação é denominada:

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