Aprender e ensinar a Língua Portuguesa na escola requer propor situações didáticas nas quais essas atividades façam sentido de fato com a intenção de:
O professor Manoel tem como base de seu plano de trabalho anual os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil – RCNEI que lhe remete a compreensão das relações que a criança mantém com a escrita, o que possibilita que ela elabore e teste hipóteses acerca da lógica de seu funcionamento. Conforme os RCNEI ela assimila a escrita interpretando-a de acordo com:
A professora Cintia respalda-se nos PCN para trabalhar a ortografia. Assim parte da compreensão que a aprendizagem da mesma trata-se:
A adição e a subtração são exploradas em situações de transformação, de combinação, de comparação. Também a multiplicação e a divisão são exploradas em diferentes situações como:
O ensino da Geografia é um meio de enriquecer o processo de alfabetização porque é no espaço geográfico que as crianças têm as múltiplas possibilidades de perceber a realidade. É importante que na pré-escola e nas séries iniciais se desenvolvam atividades envolvendo:
A busca do conhecimento, em fontes variadas, é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. Segundo os PCN permitem ao aluno:
Ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar deve:
A abordagem construtivista pressupõe que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno, nesta perspectiva, depende:
A linguagem verbal favorece ao homem representar a realidade e quando aprendida conserva um vínculo muito estreito com o pensamento. De acordo com os PCN, desse modo, possibilita:
Uma das situações didáticas fundamentais para a produção de texto ocorre por meio das oficinas, o que requer:
O professor Valter realiza o seu plano de ensino fazendo as devidas adaptações do RCNEI procurando dar sentido as leituras e demais atividades curriculares que desenvolve nas turmas com as crianças que possuem cincos anos de idade. Nessa perspectiva ele deve criar estratégias pedagógicas que favorecem a construção permanente de um ambiente alfabetizador, o que deve ser expresso por meio:
No ensino da Matemática a seleção de conteúdos pode se dar numa perspectiva mais ampla. Para tanto torna-se necessário:
A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço a ser trabalhado desde a pré-escola. Esta prática deve estar sempre presente no cotidiano do aluno, desde que o professor:
São inúmeras as causas e consequências da poluição no planeta, a maior parte relacionada ao uso depredatório dos recursos naturais por intermédio de técnicas inadequadas. Cabe ressaltar que a poluição é uma questão:
A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm: