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No que diz respeito à Acessibilidade aos espaços escolares, a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, que Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, em seu Art. 12 assegura:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptação Curriculares para Alunos Especiais (BRASIL, 1996), o processo avaliativo é de suma importância em todos os âmbitos do processo educacional para nortear as decisões pedagógicas e retroalimentá-las, exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares. No que diz respeito à promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, alguns aspectos precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis), entre eles: I. a possibilidade do aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. a valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem III. a competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. o efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família. As afirmativas corretas são:

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

A Síndrome de Down também conhecida por trissomia do 21 foi descrita pela primeira vez por John Langdon Down que observou através de cariótipo a presença de um cromossomo extra (21), no número de cromossomos total em uma célula, tendo essa síndrome cariótipo 47, XX, + 21 ou 47, XY, + 21. Com base nos estudos de Tobo et al. (2009) e Motta (2005), a incidência da Síndrome de Down é de:

A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em junho de 1994, na Espanha, teve como objeto específico de discussão, a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. As discussões a esse respeito foram realizadas na:

O documento "Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Infantil", publicado em 2003, aponta para a necessidade de apoiar as creches e as escolas de Educação Infantil, a fim de garantir, a essa população, condições de acessibilidade física e de acessibilidade a recursos materiais e técnicos apropriados para responder a suas necessidades educacionais especiais. O documento se refere à necessidade de:

Na deficiência física encontramos uma diversidade de tipos e graus de comprometimento que requerem um estudo sobre as necessidades específicas de cada pessoa. Para que o educando com deficiência física possa acessar ao conhecimento escolar e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, faz-se necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança. Para atender a esse objetivo o Atendimento Educacional Especializado faz uso da:

As características específicas apresentadas pelas pessoas com deficiência múltipla lançam desafios à escola e aos profissionais que com elas trabalham no que diz respeito à elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para que sejam alcançados resultados positivos ao longo do processo de inclusão. Nesse contexto, de acordo com Brasil (2002) as pessoas consideradas com deficiência múltipla são aquelas que:

O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:

A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:

A promoção da acessibilidade nos espaços escolares, seja publico ou privado, ainda é considerada um desafio constante no processo de inclusão da pessoa com deficiência. A esse respeito, o Decreto n° 5.296/2004, que regulamenta as leis n° 10.048/2000, e n° 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, define em seu Art. 2°:

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas produziu vários documentos norteadores para o desenvolvimento de políticas públicas de seus países membros. O Brasil, enquanto país membro da ONU e signatário desses documentos, reconhece seus conteúdos e os tem respeitado, na elaboração das políticas públicas internas. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 é reconhecido que:

O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético). O documento “Salas de Recursos Multifuncionais. Espaço do Atendimento Educacional Especializado”, publicado pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2006) define a deficiência física como:

Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 03 a 05% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais. A respeito desse grupo em particular, devemos focalizar, especialmente, estratégias de interações positivas que favoreçam o seu desenvolvimento. A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de Altas Habilidades/Superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

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