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Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptação Curriculares para Alunos Especiais (BRASIL, 1996), o processo avaliativo é de suma importância em todos os âmbitos do processo educacional para nortear as decisões pedagógicas e retroalimentá-las, exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares. No que diz respeito à promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, alguns aspectos precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis), entre eles: I. a possibilidade do aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. a valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem III. a competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. o efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família. As afirmativas corretas são:

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