O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão
"A publicação de antologia dos meus poemas pela Aguilar (editora) foi um dos partos mais difíceis e demorados que já houve, tudo por despreocupação minha." O significado para vocábulo antologia, em destaque, está em:
No início da manhã quando um posto de combustíveis abriu as portas para os trabalhos, um tanque possuía 7,8 m 3 de gasolina. No final do dia, quando foram lacradas as bombas que retiram gasolina deste tanque, percebeu-se que estas registravam um total de 4.500 litros de gasolina retirados (pelos abastecimentos ao longo do dia), logo restaram no tanque: (em cm3):
A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173, de outubro de 1966, representa 59% do território brasileiro, distribuído por 775 municípios, onde viviam em 2000, segundo o Censo Demográfico, 20,3 milhões de pessoas (12,32% da população nacional), sendo que 68,9% desse contingente em zona urbana. Assinale a alternativa que apresenta um estado que não faz parte da Amazônia Legal:
Leia as alternativas e assinale aquela que apresenta a resposta INCORRETA quanto ao processo de mediação desencadeado pelo professor em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
O psicólogo e filosofo suíço Jean Piaget (1896-1980) é conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Sobre este tema leia as afirmativas que seguem: I- Para Piaget ―a linguagem não é suficiente para explicar o pensamento uma vez que este tem raízes na ação e nos mecanismos sensório-motores. II- Piaget define o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. III- Para Piaget ―necessariamente todo individuo que possui alguma deficiência deve receber tratamento e acompanhamento escolar em espaços exclusivos para este fim, dadas às características dos mesmos. IV- Piaget considera quatro fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança sem deficiências: biológico, hereditário, da ação do adulto sob o sujeito, da assimilação e conotação. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:
Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:
A professora do Segundo Ano do Ensino Fundamental recebeu em agosto, um aluno vindo de outro município. Neste dia a turma está trabalhando uma poesia construída coletivamente. Para obter um diagnóstico do aluno, a professora solicita que o mesmo leia a poesia que está escrita no quadro em voz alta. Ele gagueja, foca nervoso e não consegue, a professora percebe que ele não é alfabetizado; ao olhar seu caderno vê atividades incompletas e muitas páginas em branco. Qual atitude CORRETA a professora deve tomar nesta situação?
As placas dos automóveis no Brasil são compostas de 3 letras do nosso alfabeto e quatro algarismos, nessa ordem. O número de placas que podem ser formadas com as letras A, Z e E, cujos dois primeiros algarismos são 1 e 0, nessa ordem é:
As raízes da equação x 2 - 8x + 7 + 0 são o primeiro e segundo termos de uma sequência aritmética crescente. A razão dessa sequência é:
Com relação aos símbolos oficiais do município de Seara estabelecido por meio da Lei nº 46, de 24 de fevereiro de 1971 e alteração segundo a Lei n.º 1451/2007 é verdadeiro, exceto:
Quanto a Educação Inclusiva é INCORRETO afirmar:
Nos últimos trinta anos, o conceito de alfabetização tem sido revisto, discutido e refinado entre aqueles que se dedicam a estudar o tema bem como entre os professores que atuam diretamente em sala de aula. Considerando alfabetização e letramento, leia as alternativas e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas: ( ) Ser alfabetizado é ser letrado. Um conceito é o mesmo que o outro e os utilizamos quando nos referimos àqueles alunos que dominam os conhecimentos essências de letras, nomes, formas e números descrevendo-os minimamente. ( ) Indivíduo letrado é aquele que possui o conhecimento de letras e sílabas no sentido restrito da palavra, compreende seu uso e função social. ( ) O exercício da alfabetização amplia-se a medida que a criança faz uso desta prática social. Este processo é interno, objetivo e avança conforme o sujeito usa estes conceitos essenciais. ( ) Alfabetizar e letrar são ações distintas, mas não são inseparáveis; o ideal na escola é alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Realizar uma avaliação coerente, que demonstre o conhecimento alcançado pelos alunos é um desafio para o professor. Leia as afirmativas que se referem à avaliação nos Anos Iniciais: I- A avaliação deve ter como foco o processo de construção do conhecimento do aluno. O que ele já sabia, como ele constrói o conhecimento, quais relações estabelece, como dialoga com o conhecimento e com os demais colegas frente aos desafios pedagógicos. II- Na avaliação devem prevalecer os aspectos quantitativos sobre os qualitativos; o percurso dos alunos deve ser observado pelo professor, percebendo o avanço e necessidade dos mesmos. III- No processo de avaliação é somente através da aplicação de provas e testes que o professor consegue mensurar o conhecimento dos alunos. Instrumentos distintos de testagem garantem ao professor tranquilidade quanto aos resultados obtidos pela turma. IV- No cotidiano escolar, a avaliação traz elementos de análise quanto ao desempenho do aluno bem como aspectos institucionais e de atuação do professor. Desta forma, a avaliação deve servir de indicativo para reflexões em todas as direções e não ser vista apenas como resultado obtido pelo aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:
A indisciplina na escola e na sala de aula é fator de preocupação entre os educadores, entender suas causas e consequências é tema constante de estudos e reflexões. Leia as afirmativas quanto a indisciplina na sala de aula: I- Indisciplinado é aquele aluno que contesta o professor, que pergunta demais, que quer saber além do conteúdo proposto, pois assim atrapalha o raciocínio do professor. II- O trabalho para solucionar a indisciplina da sala de aula deve ser realizado pelo professor que se sente incomodado por ela; ser mais rígido e austero, baixar notas e aplicar provas resolve consideravelmente o problema. III- Tratar a indisciplina na sala de aula deve ser ação coletiva da escola como um todo, traçar metodologias assertivas, ouvir e compreender as necessidades dos alunos, aproximar a família do cotidiano escolar são bons exemplos de intervenções pedagógicas a serem realizadas. IV- É fundamental que professores e escola discutam as causas da indisciplina, as reais necessidades dos alunos e como aliar estas observações aos conhecimentos escolares. Garantir aos alunos espaço para reflexão e discussão, propor projetos alternativos e educativos possibilitam que o aluno se identifique com a escola e dê a ela importância necessária ao seu desenvolvimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
Observe: “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." - Lygia Fagundes Telles - A figura ou vício de linguagem observada na construção acima pode ser classificado como: