Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Instituídas por meio da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, define-se currículo como:
O Capítulo III, da Constituição Federal, DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO, estabelece na Seção I, Da Educação, Art. 206, que o ensino será ministrado com base em princípios indicados.
Marque a alternativa cujo princípio não corresponde aos estabelecidos neste artigo.
Assinale a alternativa que correspondente ao Artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que passou a ter uma nova redação dada pela Lei nº. 12.796 de 2013.
Assim, entende-se por Educação Especial para os efeitos da LDBEN:
Segundo Libâneo 2004, a tendência nas práticas de avaliação, numa perspectiva emancipatória, é assegurar cada vez mais nas
instituições o caráter educativo da avaliação por meio de revisão das ações do professor, práticas de ensino e interação com os alunos,
de modo que tome decisões com maior conhecimento de causa. Nesse sentido, afirma, ainda , que a avaliação emancipatória tem três características.
Assinale a opção correspondente às características apontadas por ele.
Para John Dewey, a educação é:
Uma das principais características do neoliberalismo é:
A educação básica brasileira está organizada, de acordo com a Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da seguinte forma:
Os anos 90 foram caracterizados por uma crise do modo de acumulação capitalista que afetou a educação em todos os níveis, promovendo amplas reformulações curriculares que, segundo as teorias críticas, caracterizaram-se por:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, no Título II- Dos Princípios e Fins
da Educação Nacional, Art. 2º A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por
finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assinale a opção correta que preenche a lacuna e completa o artigo supracitado.
A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, organizada pelo governo espanhol, em colaboração com a UNESCO e realizada em junho de 1994, na cidade de Salamanca, ficou conhecida como DECLARAÇÃO DE SALAMANCA e trata Sobre
Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais.
Assinale a alternativa que corresponde ao Item 29 da Declaração e que se refere aos FATORES RELATIVOS À ESCOLA no que tange à avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais.
O homem não nasce humano, torna-se humano nas relações com os elementos da cultura. A apropriação da cultura humana será
possível através da mediação do pensamento, tendo a linguagem como principal meio desta mediação. Ou ainda, a ação humana, quer se desenvolva no plano intrapsíquico ou interpsíquico, é necessariamente mediatizado por uma série de ferramentas e signos cuja característica é serem de natureza cultural.
Assinale a alternativa que indica a perspectiva teórica e o autor correspondente, respectivamente.
Marque a alternativa que define o que é Atendimento Educacional Especializado-AEE.
A afirmação: “O homem só pode tornar-se homem pela educação” foi feita por:
A educação básica obrigatória e gratuita no Brasil, instituída pela Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, atende à seguinte faixa etária:
As teorias tradicionais de currículo se caracterizam por apresentar um modelo com as seguintes características: