Edgar Morin é um dos autores de referência da
contemporaneidade. Sua teoria diz que “há, efetivamente,
necessidade de um pensamento: - que compreenda que o
conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e
que o conhecimento do todo depende do conhecimento das
partes [...] É preciso substituir um pensamento que isola e
separa por um pensamento que distingue e une.” (MORIN,
2000). Assinale a alternativa que indica corretamente de qual
teoria estamos falando.
É correto afirmar que na Concepção Pedagógica Tradicional de vertente religiosa, implantada no Brasil ( 1549-1750), os Jesuítas desenvolveram um Plano de Estudos da Companhia de Jesus mais conhecido como:
Analise a cena de sala de aula descrita e responda em seguida ao que se pede.
Segundo Libâneo 2004, a tendência nas práticas de avaliação, numa perspectiva emancipatória, é assegurar cada vez mais nas
instituições o caráter educativo da avaliação por meio de revisão das ações do professor, práticas de ensino e interação com os alunos,
de modo que tome decisões com maior conhecimento de causa. Nesse sentido, afirma, ainda , que a avaliação emancipatória tem três características.
Assinale a opção correspondente às características apontadas por ele.
Para John Dewey, a educação é:
O homem não nasce humano, torna-se humano nas relações com os elementos da cultura. A apropriação da cultura humana será
possível através da mediação do pensamento, tendo a linguagem como principal meio desta mediação. Ou ainda, a ação humana, quer se desenvolva no plano intrapsíquico ou interpsíquico, é necessariamente mediatizado por uma série de ferramentas e signos cuja característica é serem de natureza cultural.
Assinale a alternativa que indica a perspectiva teórica e o autor correspondente, respectivamente.
A afirmação: “O homem só pode tornar-se homem pela educação” foi feita por:
Segundo a classificação apresentada por Libâneo (1990), a Tendência Liberal Renovada se apresenta em duas versões.
Assinale a opção correspondente às duas.
A prática pedagógica de uma professora que trabalhe com os fundamentos da Pedagogia de Célestin Freinet contemplará, além do
princípio da cooperação que exige a criação de um ambiente na sala de aula em que existam elementos mediadores na relação professor-aluno, tendo um caráter emergente e participativo, o uso de técnicas criadas por ele e que até hoje são trabalhadas no Brasil.
Marque a opção que contém apenas as técnicas desenvolvidas por Freinet.
Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em
relação à docência, é INCORRETO afirmar que