Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se necessário que cada instituição de ensino construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa, ou seja, segundo Vasconcellos (1995, p. 143), construa um "instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. ~ uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola". O referido documento é conhecido como:

De acordo com a Resolução CEE Nº 198/2010, de 21 de setembro de 2010, que regulamenta as diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a Histeria e Cultura Indígena no sistema estadual de ensino, está correta a seguinte afirmação:

De acordo com Gadotti (2000), não se deve confundir plano escolar com projeto político pedagógico da escola. Na visão deste autor, é incorreto afirmar:

Quando se pensa a integração de novos membros de um grupo de trabalho, busca-se trabalhar a insegurança inicial do novo empregado e do grupo e facilitar ao recém-contratado a possibilidade de colocar sua competência a serviço da equipe e empresa. Nas afirmações abaixo sobre o processo de integração é incorreto afirmar que:

Considerando a importância do treinamento, capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais nas instituições, assinale a afirmação incorreta.

Segundo a Constituição Federal de 1988 e a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, o Estado tem a obrigação de garantir aos jovens que estão cumprindo medidas sócio educativas o acesso à Educação em qualquer segmento, dependendo, obviamente, da idade deles e do ano em que abandonaram os estudos. Negar a matrícula é uma prática que está fora das normas de amparo e de inserção social. O ECA estabelece que:

"Desenvolver uma educação significativa implica em atividades que tenham relevância para o educando e para o educador -, vinculadas à alguma necessidade, finalidade, plano de ação do educando" (Vasconcellos, 2005). O planejamento escolar, inserido em uma prática educativa no sentido de provocar, desafiar, estimular e ajudar os alunos a estabelecerem relações com o conhecimento, prioriza:

A professora de alfabetização da escola "Mundo Verde", ao ensinar a ler e escrever, exige que as crianças aprendam as atividades de decodificação das letras e são fundamentais em sua classe. O caminho que a professora faz para toda a turma avançar: (1º) conhecimento do alfabeto; (2º) entendimento da formação silábica, atendendo ao principio do fácil ao difícil; (3º) leitura de texto após o conhecimento das famílias silábicas; (4º) utilização de exercícios para o aluno treinar a escrita e a leitura das palavras, com bastante reforço para os alunos fracos a fim de que no final do ano todos saibam ler e escrever. Esta pratica pedagógica é compatível com a pedagogia:

O processo didático apresenta como foco essencial a relação entre ensino e aprendizagem, desenvolve-se por intermédio de uma ação mútua dos elementos fundamentais do ensino, que o professor necessita dominar como área de trabalho:

Segundo Libâneo (1990), a pedagogia sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa aprender a adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Este autor está referindo-se à:

Em abril de 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o ldeb, indicador sintético que permite definir metas e acompanhar a qualidade do ensino básico no país, fornecendo informações sobre o desempenho de cada uma das escolas brasileiras de educação básica (http://www.seade.gov.br).

O ldeb reúne num só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são:

Diante da teoria da construção do conhecimento, Piaget (1977) considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio. Podemos afirmar que isto se dá por meio:

Considerando o desenvolvimento humano, de acordo com Bock; Furtado e Teixeira (2008) é incorreto afirmar:

O processo de interação humana no trabalho é complexo, afirma Kanaane (1999). Considerando as relações interpessoais no trabalho é incorreto afirmar:

Considerando o conceito de treinamento, analise as afirmações:

I. treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.

II. de acordo com a concepção tradicional, treinamento é o meio para adequar cada pessoa a seu cargo, com vista no alcance dos objetivos da organização, mas, hoje, o que se necessita é de processos capazes de desenvolver competências nas pessoas, para que se tornem mais produtivas e inovadoras para contribuir com a organização.

III. a primeira etapa do treinamento é a sua programação, isto é, analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para ser implementadas, conforme o planejado.

IV. a etapa de avaliação do treinamento envolve verificar a validade e buscar aprimorar o treinamento realizado.

Estão corretas as afirmações:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282