Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Os instrumentos e as técnicas de relações públicas encontram-se englobados em um rol pouco variável e composto por atividades de pesquisa, eventos, assessoria de imprensa e publicações.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Uma das principais ferramentas de trabalho do profissional de relações públicas é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.
O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Comunicação administrativa é a que se processa no âmbito das áreas administrativas da empresa, com base nas decisões tomadas pela alta direção.
Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.
Apesar de ser de competência do relações-públicas, a atividade de se relacionar com a imprensa é oriunda do jornalismo, por ser este o profissional responsável pela comunicação com os veículos de comunicação.
Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Congressos, convenções, conferências e palestras são considerados veículos aproximativos de comunicação dirigida.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
O desenvolvimento da opinião pública compreende quatro fases distintas, que independem da influência de grupos de interesse favoráveis ou não à questão abordada, tendo em vista que prevalecerá a opinião da maioria dos envolvidos.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
A entrevista tem sido um instrumento de pesquisa bastante utilizado graças ao fato de ser uma técnica muito eficiente para a obtenção de dados em profundidade, que podem ser classificados e quantificados.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
A forma de conhecimento prático que conecta alguém (sujeito) a alguma coisa (objeto) é conhecida como representação social. Essa conexão estabelece uma ordem que permite que as pessoas possam se orientar em seu mundo material e social e controlá-lo, ao mesmo tempo que possibilita que a comunicação seja possível com os demais membros de uma comunidade, por meio dos códigos estabelecidos.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
Cada sindicato ou entidade de classe possui uma comissão de ética, que tem como atribuição apurar, apreciar e julgar as transgressões ao código de ética, mas a criação e(ou) atualização do regimento interno de cada comissão é de competência do respectivo sindicato ou entidade de classe, graças à relação de interdependência entre ambos.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A área de relações públicas tem, nas organizações estatais e governamentais, função exclusivamente estratégica, pois as auxilia a se posicionarem com ética e credibilidade perante a sociedade.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
As relações públicas trabalham com valores, conceitos e princípios voltados para processos administrativos nas organizações.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Por ser responsável pelo posicionamento da empresa perante seus públicos, é de responsabilidade exclusiva da área de relações públicas a publicação de manuais como o de relacionamento com a imprensa, o de atendimento ao cliente e o dos empregados.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Existem inúmeras terminologias que definem comunicação organizacional, entre as quais se encontram comunicação empresarial, corporativa, relações públicas e comunicação integrada.