No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades
desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o
desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com
suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, esses três domínios são:
Compostos orgânicos de baixa polaridade, como o p-diclorodifenil-tricloro-etano
(DDT), são pouco solúveis em água e muito
solúveis no tecido adiposo.
Quando um pesticida com polaridade semelhante ao DDT passa
da solução aquosa para a gordura dos animais pode ocorrer o
processo apresentado no esquema a seguir.

O processo é denominado
Foi detectada a presença de 32µg de dióxido de enxofre em 100L
de ar de um recinto fechado que se encontra a 25°C (a 1 atm).
A composição em ppm (v/v) desse poluente no recinto,
considerando o comportamento ideal dos gases, é
aproximadamente igual a
Dados: Constante dos gases = 0,082 atm.L.mol–1.K–1. Massa molares
(g.mol–1): S = 32 e O = 16
Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.
Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado
Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma
quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para
satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a
segurança das pessoas e das propriedades; para estender
nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem,
o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do
organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)
II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças
produtivas materiais entram em contradição com as relações
de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão
jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais
se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento
das forças produtivas, estas relações transformam-se em
entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de
revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase
mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa
superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)
O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em
conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para
produzir modelos explicativos sobre a interação entre os
fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos
absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos
trechos I e II.

A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido
às concepções de
“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma
análise real permite apreender o ponto de passagem entre os
fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o
mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a
ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às
determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais
válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com
certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil
reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que
é constante em todos os homens escapa necessariamente ao
domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que
diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo
quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é
caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está
assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os
atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de
sociedade” é
A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel
Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais
e administrativas que têm como principal fator os insumos
baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na
microeletrônica e telecomunicações. As transformações em
direção à sociedade da informação definem um novo paradigma,
o da tecnologia da informação, que expressa a transformação
tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a
sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da
informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes,
uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de
processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite
modificar os processos em função de sua alta capacidade de
reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre
diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à
microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:
Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos
possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”,
o professor elabora o programa de sua disciplina e define as
competências específicas que devem ser apropriadas em relação
aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.
Relacione os três campos com as competências e habilidades
específicas listadas a seguir.
1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias
próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e
compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e
política, atuando para que haja maior conscientização quanto
à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
As figuras a seguir ilustram a tarefa que o professor propôs para
os alunos no laboratório de uma escola da rede municipal de São
Paulo.

Inicialmente, os alunos devem pesar uma esfera metálica maciça
suspensa por um fio de volume desprezível a um dinamômetro D1
. Devem pesar, também, um recipiente com água que seencontra sobre o dinamômetro D2
, como mostra a figura 1.Em seguida a esfera é totalmente submersa na água, sem tocar
as paredes do recipiente, como mostra a figura 2. Restabelecido
o equilíbrio hidrostático, repetem-se as pesagens. Assim, os
alunos podem constatar que o decréscimo na indicação do
dinamômetro D1 é igual ao acréscimo na indicação do dinamômetro D2
.
Desse modo, o professor induziu os alunos a evidenciar,
experimentalmente, o princípio
Um dêutron e um próton penetram simultaneamente no interior
de um capacitor plano carregado, normalmente à placa negativa,
através de dois furos nela existentes, com velocidades
respectivamente iguais a
como ilustra a figura a seguir.

Suponha que essas velocidades sejam tais que nenhum dos dois
consiga atingir a placa positiva. Assim, o dêutron inverte o
sentido de movimento decorrido intervalo de tempo ?t, a uma
distância d da placa negativa. Já o próton inverte o sentido de seu
movimento decorrido um intervalo de tempo ?t', a uma distância
d` da placa negativa.
Lembre-se de que o dêutron é o núcleo do átomo do deutério,
sendo constituído, portanto, por um próton e um nêutron.
Despreze os efeitos de borda.
Esses intervalos de tempo ?t e ?t' e essas distâncias d e d' são
tais que
Os alunos ficaram incrédulos quando o professor de Biologia afirmou: “a combustão e a respiração celular são dois processos químicos similares”. De fato, os dois processos são reações de oxi-redução com liberação de energia. A diferença é que, na combustão, a energia é liberada de uma só vez, abruptamente, enquanto, na respiração celular, a liberação de energia é lenta e controlada, portanto, diluída no tempo. A grandeza física que caracteriza a diferença entre esses dois processos químicos é