Observe a imagem a seguir:.

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a
qualidade social do ensino, destacando a importância da
Equidade.
Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.

Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a
garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o
documento citado.
A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.

Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.
I. Todas são linhas poligonais.
II. Algumas são linhas abertas simples.
III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.
IV. Algumas são poligonais abertas.
V. Todas são linhas não-simples.
Está correto o que se afirma em
Em algumas expressões numéricas, é possível economizar
parênteses, colchetes ou chaves sem alterar o resultado.
72– {[3 x (100 – 4)] + 10}.
Assinale a opção que indica a expressão numérica com mesmo
resultado da expressão acima.
Alunos de uma turma trocam ideias sobre o princípio
multiplicativo da igualdade e a possibilidade de cancelamento
para a igualdade 4 . 5x + 4 = 4 . 9
Sobre essa situação, assinale a opção que indica o argumento
correto de um aluno.
A seguir, são feitas quatro afirmativas envolvendo quantidades
desconhecidas.
I. A soma de um número com 16 é igual ao triplo desse
número.
II. A soma de dois números é menor do que 4
III. A diferença entre o dobro de um número e seu quadrado é
menor do que 3
IV. O produto de dois números é negativo.
Referindo-se a essas afirmativas, é correto afirma que

Suponha que uma pessoa pese 66 kg e tem altura de 162 cm.
O indivíduo que pertence a uma faixa, não pertence a outra.
De acordo com a tabela do IMC, ela
As figuras a seguir representam 2 canteiros que serão cercados e
onde serão plantadas mudas de flores.

Dentre as ponderações do dono listadas a seguir, assinale a que
afirma motivo correto para a decisão.
Leia a manchete a seguir

Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir;

A imagem ilustra uma importante característica da Educação a
Distância.
Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e
comunicação.
II. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas
em lugares ou tempos diversos.
III. É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos
momentos presenciais para avaliação e estágios.
Está correto o que se afirma em
Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua:
uma questão pouco ‘falada’”.
Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F
para a falsa.
( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas
sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da
língua.
( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista
integradamente e na relação com a escrita.
( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de
aspectos como a variação e a mudança.
As afirmativas são, respectivamente,
Um determinado livro didático de Língua Portuguesa, destinado
ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentava a célebre fábula
de Esopo “A raposa e as uvas” para ser interpretada.
Entre as perguntas apresentadas nas opções a seguir, assinale a
que lhe parece conceitualmente mais adequada a esse nível de
ensino.
Os livros didáticos denominam de forma variada as seções
destinadas à interpretação de texto.
Se, para um determinado autor, a abordagem é prioritariamente
destinada a estimular a produção escrita, o título mais adequado
à seção é
Observe o segmento a seguir.
“Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio”.
No terreno da variação linguística, o aspecto a ser centralmente
estudado nesse texto de Patativa do Assaré, intitulado “O poeta
da roça” é a variação de