Considera-se que a filosofia surgiu na Grécia Antiga, com os filósofos ditos pré-socráticos. No que se refere aos filósofos pré-socráticos e a alguns filósofos posteriores, julgue os itens que se seguem.
Os pré-socráticos constituíram a filosofia de seu tempo a partir de um processo de afastamento das explicações de caráter mitológico, comuns no período.
O Existencialismo tem seus antecedentes no século XIX, por meio das ideias do filósofo dinamarquês Kierkegaard. Como vertente filosófica e literária, conheceu seu apogeu na década de 1950, no pós-guerra, principalmente com os trabalhos de Jean-Paul Sartre. Acerca do Existencialismo, julgue os próximos itens.
A ideia central do Existencialismo é a de que o ser humano detém uma liberdade que só lhe pode ser subtraída à força.
Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue os seguintes itens.
A lógica formal tem apenas a realização feita por Aristóteles e aperfeiçoada por Frege, enquanto há várias lógicas dialéticas.
Em determinado concurso público para o cargo de professor,
1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,
matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem
lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e
química; 220 podem lecionar matemática e química; 560
podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três
disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o
denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura
a seguir.
O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das
letras de a a g indica a quantidade de elementos do
respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de
inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas
informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.
Há mais inscritos que podem lecionar somente matemática e física que inscritos que podem lecionar as três disciplinas.
Na figura a seguir, as retas r1, r2, r3, r4 e r5 são paralelas; as
retas s1 e s2 são transversais; X, Y e Z e os números ao lado
dos segmentos das retas transversais indicam seus
respectivos comprimentos.
Com relação à figura, julgue os itens seguintes.
Y + Z = 24.
Os professores João, Paulo e Pedro participaram de uma
maratona que consistia em correr ao redor de uma pista
circular em um parque da cidade. Partindo do ponto inicial,
João deu uma volta no parque em 8 minutos; Paulo fez o
mesmo em 12 minutos e Pedro, em 15 minutos.
Considerando que eles partiram do ponto inicial juntos e no
mesmo instante, julgue os itens a seguir.
Os três professores só passaram juntos pelo ponto inicial 120 minutos depois de iniciada a corrida.
Em uma sala de aula, entre alunos e alunas, há 36 pessoas.
Se, em determinado dia, seis das alunas faltarem às aulas e
todos os alunos se fizerem presentes, então, nesse dia, a
quantidade de alunos será o dobro da de alunas. Um
problema que se coloca é determinar quantos alunos e
quantas alunas pertencem a essa sala.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos.
Considerando-se que a diretora da escola resolva sortear
um ingresso para teatro entre todos os membros dessa
sala, a probabilidade de que uma das seis alunas faltosas
seja a premiada é superior a 0,15
Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy,
considere as funções definidas por y1 = f(x) = x2 e y2 = g(x) = 4 – x2 para julgar os itens que se seguem.
A área da região do plano xOy compreendida entre os gráficos de y1 e y2 é igual a
unidades de área.
Os humanos convivem com polímeros desde sempre,
pois as proteínas, o DNA e os polissacarídeos que existem em
nosso organismo são polímeros naturais. Foi no século XX que
um químico formulou a hipótese macromolecular, afirmando
que existem moléculas muito grandes, as macromoléculas. A
importância dos materiais poliméricos pode ser observada
olhando ao nosso redor e vendo a quantidade de objetos
feitos de plástico que nós utilizamos, sustentando uma
intensa atividade industrial e muitos empregos.
E. Wan, E. Galembeck e F. Galembeck. Polímeros sintéticos.
Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola.
Edição especial, maio/2001 (com adaptações).
Considerando o texto, a química e sua importância social,
julgue os itens subsequentes.
Polímeros são macromoléculas caracterizadas por tamanho, estrutura química e interações intramoleculares e intermoleculares. Possuem unidades químicas ligadas por covalências, repetidas regularmente ao longo da cadeia, denominadas monômeros.
Julgue os itens seguintes a respeito das funções orgânicas
mais comuns e suas propriedades químicas mais importantes.
Cetona é um composto orgânico que contém um grupo carboxila entre dois átomos de carbono e tem a forma R - COO - R’.
Com relação à classificação periódica e às propriedades
químicas mais importantes dos elementos, julgue os itens
que se seguem.
O raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica são algumas das propriedades periódicas dos elementos.
Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de
soluções, julgue os itens subsequentes.
Titulação é a análise da composição por meio da medida da massa de um reagente necessária para reagir completamente com uma dada amostra desconhecida em solução.
Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue os itens
subsequentes.
Pelo princípio de Le Chatelier, quando uma força é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito da força. Um exemplo disso seria o fato de que uma reação no equilíbrio tende a seguir em uma reação endotérmica quando se aumenta a temperatura.
com referência às estruturas e principais propriedades das
biomoléculas, julgue os itens que se seguem.
Aminoácido é um ácido carboxílico que também contém um grupo amina. Os aminoácidos essenciais devem ser ingeridos como parte de uma dieta porque não são sintetizados pelo corpo.
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países
chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante
falta de uma educação de qualidade, de melhores
oportunidades no mercado de trabalho e também da
dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela
maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica
à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera
as desigualdades.
Internet:
Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
As desigualdades sociais são um dos principais problemas que exigem políticas públicas em nossa atualidade.