A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por
autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,
independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em
atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão
social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a
necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana
pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes
coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo
acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.
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Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.
A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.
Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do
apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.
O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama
imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A
posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam
sendo expressos por meio desses mitos inscritos no
imaginário.
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Considerando o texto como motivação inicial, julgue os
próximos itens.
A questão dos direitos da mulher está inserida na questão de gênero.
Mais-valia é o termo usado para designar a
disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho
produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais
desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma
explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema
capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao
produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia
ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial
está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o
valor pago gira em torno das condições mínimas de
sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial
(alimentos, roupas).
Internet:
A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de
conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.
O conceito de mais-valia desdobra-se em mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A propriedade privada é um tema recorrente dentro da análise marxista.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Uma cultura não é estática, ela está em constante mudança. Tais mudanças acompanham as condições históricas, econômicas, sociais e políticas de cada sociedade.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.
O gráfico acima expressa a posição versustempo referente ao deslocamento de um objeto. Com base nesse gráfico, julgue o próximo item.
A velocidade do automóvel no instante t = 5 s é igual a 5 m/s.
Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre
um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para
vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está
inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma
distância de 3 m.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)
seja igual a 10 m / s² .
O trabalho realizado pelo guindaste é de +900 kJ.
Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.
A corrente elétrica que passa no resistor de 4 Ω é igual a 3 A.
Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).
Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.
A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a
partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o
uso de softwares de animação e simulação que
possibilitem uma abordagem mais interativa dos
conteúdos de física.
No que se refere aos estudos de viabilidade técnico-financeira, julgue os itens subsecutivos.
A viabilidade técnica de um projeto de engenharia visa constatar a reunião das condições técnicas necessárias para que seja efetivamente implementado. Assim, por exemplo, o estudo da viabilidade técnica de uma edificação avaliará se os executores terão acesso à tecnologia e à mão-de-obra com a qualificação necessária para executar o projeto.
Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir.
No escopo são definidos alguns riscos aos quais estará sujeito o projeto. Nesse sentido, o gerenciamento de risco trata de avaliar e identificar os possíveis fatores que podem causar o atraso de um projeto, sendo importante no processo de execução e encerramento.
Os resistores, mostrados na figura abaixo, formam um circuito elétrico com resistência equivalente de 16 Ω. Com relação a esse circuito, julgue os itens que se seguem.
Sendo a diferença de potencial (U ) igual a 220 V, o valor
da corrente elétrica (i), em ampères, estará situado no
intervalo
14A < i< 15A.
O fenômeno da refração da onda resulta fundamentalmente da mudança na velocidade de propagação de uma onda quando ela passa de um meio para outro. A respeito da refração da luz, julgue os itens subsequentes.
Um bloco de vidro com índice de refração igual a 1,50 é
submerso em água com índice de refração igual
a 4/3. A luz na água incide sobre o vidro. O ângulo (θ2 ) de
refração, se o ângulo de incidência (θ1 ) igual
a 20º, será expresso por
Com relação aos conhecimentos de química inorgânica e suas aplicações, julgue os próximos itens.
Na ligação iônica, íons de diferentes elementos estão unidos em um arranjo rígido, simétrico, resultante da atração entre suas cargas opostas.