As extensões de arquivos são sufixos que nomeiam o seu formato e a função que desempenham em um computador.
Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Extensão clássica de arquivos do Microsoft Word.
II. Extensão clássica de arquivos do Microsoft PowerPoint.
III. Extensão clássica de arquivos do Microsoft Excel.
A “(...) atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos” é:
Segundo artigo 210 da Constituição da República Federativa do Brasil, “[...] serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”. As prerrogativas instituídas pelas bases comuns curriculares revelam a forma de organização da educação pública e o olhar para a formação do cidadão.
Assinale a alternativa correta no que se refere aos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil:
Assinale a alternativa correta sobre o papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar:
A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento é fundamental pois configura momento de crescimento coletivo e de transformação da realidade de maneira alinhada, coordenada.
Com relação às relações interpessoais e processo de planejamento, assinale a alternativa correta:
I. O planejamento participativo é sinônimo de planejamento normativo.
II. O modo determinístico de planejamento é mais eficaz no sentido de contemplar a coletividade porque é mais centralizado.
III. O planejamento participativo conta com perspectivas de levantamento e solução de problemas a partir de óticas diferenciadas, aumentando a possibilidade de transformação de uma realidade.
IV. Existe a possibilidade de que os sujeitos envolvidos no planejamento participativo sejam mais sensíveis às necessidades da escola.
A alternativa correta é:
A história da avaliação escolar revela os diferentes significados e interpretações do termo ao longo do tempo. Com relação ao histórico da atividade de avaliação, Guba e Lincoln, na obra Avaliação de Quarta Geração, traçam um retrospecto e estabelecem recortes da avaliação em gerações.
Verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A primeira geração da avaliação consistia no desenvolvimento de testes no ambiente escolar, com aspecto essencialmente técnico.
II. A primeira geração da avaliação, chamada de medição, tem uma concepção que vigora ainda nos dias atuais, por exemplo, nos testes para ingresso para universidade.
III. A segunda geração da avaliação se ocupa em avaliar não somente o sujeito mas os próprios currículos e programas.
IV. A segunda geração da avaliação foi denominada de geração dos objetivos, com a medição não sendo sinônimo de avalição mas um dos recursos avaliativos disponíveis para serem utilizados pelo avaliador.
A alternativa correta é:
A gestão e a liderança de ambientes escolares em um contexto de rápidas mudanças e descobertas na ciência e tecnologia, bem como, uma realidade de dificuldades econômicas, sociais e políticas, é um desafio.
Assinale a alternativa correta no que se refere à gestão educacional:
A “pedagogia brasílica” é uma orientação educacional que os jesuítas buscaram implantar no Brasil com a liderança do Pe. Manuel da Nóbrega.
Várias foram as ideias e concepções pedagógicas propostas para a sociedade brasileira ao longo de sua história, sobre tais concepções assinale a alternativa correta:
“Compreende-se [...] que a escola, campo específico de educação, não é um elemento estranho à sociedade humana, um elemento separado, mas uma ‘instituição social’, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias à vida, o lugar onde vivem a criança, a adolescência, a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas de sua natureza. A educação, porém, não se faz somente pela escola, cuja ação é favorecida ou contrariada, ampliada ou reduzida pelo jogo de forças inumeráveis que concorrem ao movimento das sociedades modernas.” Lançado em 1932, o texto transcrito é parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e reflete uma visão da escola na sociedade.
Com relação à relação proposta, assinale a alternativa correta no que se refere à perspectiva de escola alinhada ao Manifesto:
Assinale a alternativa que apresenta um termo que, no texto, cumpre a função sintática de adjunto adverbial.
As vírgulas podem ser utilizadas para inserir expressões intercaladas dentro de uma oração.
Em qual das frases abaixo a(s) vírgula(s) cumpre(m) essa função?
Assinale a alternativa que apresenta ERRO de concordância verbal.
Qual a finalidade do Microsoft Word?
Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – assinale a alternativa correta:
A função de supervisão escolar, no contexto da educação brasileira, passou por fases que representaram uma evolução da atividade ao longo do tempo. Sobre a temática, verifique as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Inicialmente, na fase fiscalizadora, a atividade do supervisor era distanciada da atividade de inspeção.
II. A fase criativa é também conhecida como supervisão inexistente, ou seja, sem só existe, sem o supervisor escolar.
III. Na fase construtiva a atividade de supervisão ficou também conhecida como supervisão orientadora e representou uma mudança grande da sua fase anterior.
IV. A atividade de supervisão, mesmo tendo passado por várias fases, sempre teve como essência a inspeção, o controle e a censura.
A alternativa correta é: