A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue o item a seguir.
A manutenção da vida em rios e mares de regiões de baixas temperaturas, em torno do ponto de congelamento da água, é garantida pelo mecanismo de transferência de calor por convecção que opera nesses ambientes.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
A produção de materiais de boa qualidade informativa e a exposição entusiástica pelo professor na transmissão de seus conhecimentos para os estudantes constitui a base dos princípios construtivistas.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
As diretrizes propostas nesse tratado incluem a identificação e o estudo das causas dos hábitos consumistas da sociedade contemporânea, o que poderá permitir mudanças nas práticas adotadas e redução do consumismo exagerado.
No que concerne aos marcos históricos relacionados à educação ambiental, julgue o item que se segue.
A Conferência de Estocolmo resultou em escassos ganhos efetivos para o desenvolvimento de uma política mundial de proteção ambiental.
Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.
O projeto genoma humano teve como objetivo o sequenciamento das moléculas de desoxirribose presentes no genoma humano.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.
A gênese da educação física brasileira recebeu forte influência dos métodos ginásticos europeus, que expressavam a cientificidade da educação física no Ocidente com base em princípios biológicos e positivistas.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.
A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.
As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.
Na sociedade atual, é inerente ao esporte como fenômeno social a reprodução de processos que se desdobrem em mecanismos de alienação de seus praticantes, fato que deve ser combatido nas aulas de educação física.
A respeito dos fatores de risco à saúde — sobrepeso e obesidade — e da atividade física regular como uma variável importante em prevenção, controle e tratamento dessas condições clínicas, julgue o item a seguir.
Considerando o Índice de Massa Corporal (IMC), são classificados com sobrepeso aqueles indivíduos com IMC ≥ 30 kg/m2
Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.
Na escolha do método — se global ou parcial —, o professor deve priorizar a opinião dos alunos, a fim de respeitar os interesses deles.
Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.
A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.
Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.
A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.
Os padrões A e C relacionam-se ao domínio motor, e o padrão B, ao domínio afetivo.
Um professor disse aos alunos: "Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?". E, em seguida, complementou: "Pratiquem!".
Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino
de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.