A figura precedente ilustra um feixe de
laser que incide em uma peça semicircular de vidro cujo índice de refração é fazendo um ângulo α = 60º. Considerando que a peça de vidro esteja no ar, com índice de refração nar = 1,0, e que o senθ = 30º, julgue o item subsecutivo.
Na situação apresentada na figura, a reflexão interna total ocorre quando α for maior que 30º.
Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.
A transposição didática deve ser compreendida como a inserção do saber científico no sistema escolar, mantendo-se as características desse saber.
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.
Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.
Segundo os PCNEM, o ensino por habilidades e competências deve ser construído por meio de vivências.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
O entendimento discente da totalidade do espaço como objeto inicial de observação do saber geográfico é consolidado conforme a condição sociocultural e o capital cultural do aluno.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
A intensificação da urbanização, ocorrida em alguns países da Europa a partir da Revolução Industrial do século XVIII, produziu maior densidade de espaço no espaço urbano.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
O êxodo rural foi o mais importante movimento migratório para o adensamento das cidades enquanto centros polarizadores regionais.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.
No contexto brasileiro, as formas de ocupação do espaço urbano metropolitano são exemplos significativos da desigualdade socioespacial.
Determinadas transformações do sistema capitalista mundial resultam da revolução tecnológica das últimas décadas do século XX e do início do século XXI. A esse respeito, julgue o item subsequente.
O domínio do aparato tecnológico é recurso de poder possível de ser utilizado nas relações políticas entre as nações.
Acerca de impactos ambientais provocados pelo ser humano e pelas atividades antrópicas no meio ambiente, julgue o item subsequente.
A formação de areais é o maior impacto ambiental que atinge o Pantanal brasileiro atualmente.
Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.
Com o início efetivo da colonização, grandes extensões da Mata Atlântica, no Nordeste brasileiro, foram predominantemente substituídas pela cultura cafeeira.
Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.
As florestas nacionais estão entre as categorias de unidades de conservação de proteção integral previstas na legislação.
Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.
As competências e habilidades a serem desenvolvidas na temática cartografia se concentram no eixo investigação e compreensão.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
A ocupação desordenada das áreas litorâneas, com urbanização, uso turístico e construção de infraestruturas como estradas e portos, têm intensificado processos erosivos e de impactos negativos ao meio ambiente.