Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.
Rendimentos escolares desiguais refletem apenas empenhos individuais distintos por parte dos alunos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.
Gilberto Freyre caracterizou a família brasileira como patriarcal: os senhores de engenho tudo podiam para satisfazer suas vontades, mesmo que isso significasse agir com violência contra mulheres brancas ou negras.
Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.
O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador da ascensão de parcela significativa da população a novas faixas de consumo.
Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.
O aumento desenfreado do número de carros nos centros urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma das principais causas da poluição, de mortes violentas e de doenças respiratórias.
Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.
O movimento social contra o aumento das tarifas de ônibus que se expressou em 2013 desencadeou uma série de grandes manifestações de bases sociais semelhantes às dos movimentos sociais tradicionais.
No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.
A escola, por ser uma instituição formativa, não discrimina o aluno negro; ao contrário, lhe fornece as ferramentas necessárias para superar os ambientes e práticas racistas ainda existentes na sociedade.
No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.
A adoção de fontes de energia eólica e solar, menos impactantes ao meio ambiente, depende de novas tecnologias ainda indisponíveis no Brasil.
A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Transição demográfica, fator evocado pelos defensores da reforma da previdência, significa crescimento exponencial da população de um país.
Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.
A aplicabilidade do conceito de multiculturalismo à realidade brasileira pode ser questionada, pois a língua portuguesa é falada em todo o território nacional.
Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A arte aciona os componentes sensoriais, como visão e audição, por exemplo, tornando-os meios de compreensão das relações humanas.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
A LDB constitui importante marco no âmbito educacional, especialmente para o reconhecimento do ensino de arte.
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.
Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.
A divisão das competências e habilidades gerais nos PCNEM baseia-se nos seguintes eixos: representação e comunicação; investigação e compreensão; e contextualização sociocultural.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
No Brasil, artes plásticas, música e teatro são o núcleo curricular básico da arte-educação.