Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando os aspectos gerais da educação nacional e, mais especificamente, da educação ambiental, julgue os itens a seguir.

Um dos princípios da educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global é de que a educação ambiental seja neutra, não ideológica, não devendo ser um ato político.

Considerando os aspectos gerais da educação nacional e, mais especificamente, da educação ambiental, julgue os itens a seguir.

Exceto em situações emergenciais, não é permitida a utilização de ensino a distância para o ensino fundamental, especialmente no que diz respeito à educação ambiental. 

Considerando os aspectos gerais da educação nacional e, mais especificamente, da educação ambiental, julgue os itens a seguir.

A garantia de democratização das informações ambientais é um dos objetivos fundamentais da Política Nacional de Educação Ambiental.

Considerando os aspectos gerais da educação nacional e, mais especificamente, da educação ambiental, julgue os itens a seguir.

A educação ambiental deve se concentrar na educação básica, ou seja, exclusivamente na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. 

Considerando os aspectos gerais da educação nacional e, mais especificamente, da educação ambiental, julgue os itens a seguir.

A sustentabilidade socioambiental é considerada uma das diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental. 

Acerca da Política Nacional de Educação Ambiental, julgue o item seguinte

No âmbito do ensino formal, a educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino nos diversos níveis de formação.

Com pertinência à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ao Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e ao que dispõe a Constituição Federal de 1988, julgue o item que se segue  

A erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação são objetivos da República Federativa do Brasil, que, em suas relações internacionais, pauta-se pelos princípios da prevalência dos direitos humanos, da defesa da paz, da solução pacífica dos conflitos, da não intervenção do Estado na ordem econômica global e da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

A lei nº 9.433/1997 institui a política nacional de recursos hídricos. Nela estão estabelecidas as competências de cada órgão do poder público. São competências do Poder Executivo Federal na implementação dessa política, EXCETO:

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.

Saber distinguir as características do saber científico e do senso comum constitui habilidade didática necessária a professores de biologia.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.

No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.

A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282