Acerca da Política Nacional de Educação Ambiental, julgue o item seguinte
No âmbito do ensino formal, a educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino nos diversos níveis de formação.
Com pertinência à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ao Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e ao que dispõe a Constituição Federal de 1988, julgue o item que se segue
A erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação são objetivos da República Federativa do Brasil, que, em suas relações internacionais, pauta-se pelos princípios da prevalência dos direitos humanos, da defesa da paz, da solução pacífica dos conflitos, da não intervenção do Estado na ordem econômica global e da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
A lei nº 9.433/1997 institui a política nacional de recursos hídricos. Nela estão estabelecidas as competências de cada órgão do poder público. São competências do Poder Executivo Federal na implementação dessa política, EXCETO:
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
Saber distinguir as características do saber científico e do senso comum constitui habilidade didática necessária a professores de biologia.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.
Para fins práticos e de administração, podem se definir três grandes agendas para o meio ambiente, a agenda verde, a agenda azul e a agenda marrom.
Em relação a essas agendas, é CORRETO afirmar:
No mês de outubro de 2018, a Embrapa Suínos e Aves fez o lançamento de um veículo movido a base de um combustível alternativo. Que combustível é esse:
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do século passado e reconheceu o papel central do professor na escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.