A molécula de fenolftaleína, cuja estrutura é mostrada na figura precedente, apresenta dois hidrogênios ácidos que, conforme o pH, podem se ionizar de acordo com os equilíbrios a seguir. H
2Ind, HInd- e Ind2- representam as formas protonada, monoionizada e di-ionizada da molécula, respectivamente.
Uma vez que as espécies com diferentes graus de protonação apresentam cores diferentes, a coloração de uma solução de fenolftaleína depende do pH do meio.
Tendo a figura e as informações precedentes como referência, julgue o item subsequente.
A molécula de fenolftaleína protonada apresenta as funções fenol e éster.
A molécula de fenolftaleína, cuja estrutura é mostrada na figura precedente, apresenta dois hidrogênios ácidos que, conforme o pH, podem se ionizar de acordo com os equilíbrios a seguir. H
2Ind, HInd- e Ind2- representam as formas protonada, monoionizada e di-ionizada da molécula, respectivamente.
Uma vez que as espécies com diferentes graus de protonação apresentam cores diferentes, a coloração de uma solução de fenolftaleína depende do pH do meio.
Tendo a figura e as informações precedentes como referência, julgue o item subsequente.
Considerando que a fenolftaleína seja incolor em pH reduzido e rosa em pH elevado, infere-se que a forma protonada da fenolftaleína é a que apresenta coloração rosa.
A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.
A razão de os elementos químicos emitirem um espectro descontínuo de energia (espectros de linhas) é que, conforme proposto por Rutherford, os prótons ocupam uma região central muito pequena, denominada núcleo, ao passo que os elétrons se localizam em uma região extranuclear de dimensões muito maiores.
Os alquenos são matéria-prima de grande importância na indústria porque podem ser facilmente transformados em uma vasta gama de compostos químicos. Exemplos típicos são as reações de hidratação e de polimerização catalisadas por ácido. Com relação às reações de alquenos, julgue o item subsequente.
O propeno é muito mais reativo do que o eteno no que diz respeito à reação de hidratação catalisada por ácido.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.
As aulas práticas permitem que os conteúdos de química sejam aplicados no cotidiano do aluno.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.
Os PCNEM, reconhecendo a exigência de conhecimentos teóricos e ap rofundados e a p remência de p ensamentos abstratos na busca de soluções para problemas químicos, legitimam a inexistência de contextualização de conteúdos no ensino da química.
Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.
Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido, a fim de diluí-lo.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.
A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.
Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.
A formação do professor nem sempre atende a todas as demandas das novas tecnologias e dos recursos didáticos; por isso são necessários comprometimento e dedicação do docente na busca de cursos de aperfeiçoamento e de formação continuada.
No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.
No âmbito das contribuições da sociologia clássica, Du Bois foi o primeiro autor a conferir maior destaque à questão racial, notadamente ao negro.
Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.
De uma perspectiva sociológica, as instituições sociais existem independentemente de e para além da coerção social.
Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.
Segundo Max Weber, a forma de dominação por ele denominada de dominação carismática caracteriza-se, entre outros aspectos, pela existência de um líder.
Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.
Para Max Weber, toda classe pode ser portadora de uma das possíveis e numerosas formas de ação de classe, embora isso não aconteça necessariamente.
Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.
No momento da aula, o capital cultural dos alunos não interfere no aprendizado do conteúdo ministrado pelo professor.
Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.
Parte da desigualdade social se reproduz na escola porque o professor avalia positivamente o capital cultural adquirido fora de sala de aula.