Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
No poema, a pluralidade de vozes recria, de maneira irônica e irreverente, a chegada do colonizador europeu ao Brasil.
Julgue o item seguinte, a respeito do texto precedente.
Do quinto ao nono verso do poema, a repetição do pronome relativo tem o efeito de reforçar a ideia expressa pelo eu lírico: ele não é afeito a novidades.
A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.
Na linha 4, o verbo advertir foi empregado como sinônimo de concluir.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
No primeiro parágrafo do texto, o verbo “conceber" (R.1) veicula o mesmo sentido de gerar.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
O emprego da expressão “outros ofícios" (R.8) indica que, além de ser amanuense, Seu Borjalino exerceu outras atividades na Prefeitura de Macajuba.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.
A omissão do trecho “que ela melhorou" (R. 6 e 7) não comprometeria a coerência e coesão do texto.
Com relação às ideias e à textualidade do texto 11A3CCC, julgue o seguinte item.
Com relação aos fatores de coerência textual, o segundo parágrafo do texto caracteriza-se pela intertextualidade.
No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “Mesmo atualmente, quando os estudos linguísticos se acostumaram a observar, descrever e explicar os recursos da língua e seus usos nas variedades orais e escritas não literárias" (R. 31 a 34) poderia ser reescrito da seguinte forma: Ainda nos dias de hoje em que a linguística acostumou a fazer a observação, a descrição e a explicação dos recursos da língua usados em variedades orais e escritas não literárias.
Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.
Por estarem em desacordo com a norma-padrão, não devem ser aceitas, no âmbito da sala de aula, sentenças como Te darei uma resposta.
No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.
Para que os estudantes possam exercer plenamente sua expressividade, além de reconhecer pontos de vista diferentes, o professor, tendo como meta a organização de textos, deve deixá-los falar/escrever de várias formas.
Considerando os dados da tabela precedente, assim como as características e as propriedades das substâncias nela apresentadas, julgue o item a seguir.
O nitrato de cálcio é um exemplo de sólido iônico, formado por íons, mas que apresenta ligações covalentes na sua estrutura.
Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.
Algumas vidrarias, técnicas experimentais e diversas substâncias até hoje utilizadas são originárias da alquimia.
Considere as reações I, II e III a seguir.
Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.
De acordo com as leis das reações gasosas de Gay Lussac, sob mesma temperatura e pressão, o volume ocupado pelo CO2 é maior que o volume do O2 na reação II.
A figura precedente mostra um diagrama de fase para uma substância pura que exibe três fases: sólida, líquida e gasosa. Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.
O ponto b indicado na figura precedente está corretamente localizado e representado pelo ponto I na curva de aquecimento seguinte.
A precipitação de cátions metálicos pela adição de um ânion com o qual eles formem composto insolúvel é uma ferramenta bastante utilizada para a remoção, identificação e(ou) quantificação de um metal em solução. Por exemplo, a adição de uma solução de H 2S é empregada para promover a precipitação de sulfetos metálicos pouco solúveis.
Considerando que as constantes de ionização ácida do H
2S (Ka1 e Ka2) sejam iguais a 1,0 × 10-7 e 1,0 × 10-13, que o produto de solubilidade (Kps) do CdS seja igual a 1,0 × 10-27 e que todas as soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue o item a seguir.
A concentração de íons S2- em uma solução aquosa de H2S 0,100 mol/L é inferior a 1,0 × 10-10.