Segundo Oliveira (2006), o processo de planejamento é um processo de decisão política que depende de informações precisas, transparência, ética, temperança, aceitação de visões diferentes e vontade de negociar e buscar soluções conjuntamente que sejam aceitáveis para toda a sociedade e, principalmente para as partes envolvidas. Dito de outro modo, podemos afirmar que o planejamento permite,
O Movimento de Reconceituação configurou-se um marco para o Serviço Social latino-americano. No entanto, é fato que no Brasil em virtude da conjuntura instaurada a partir de 1960 e que perdurou até os anos de 1980, o movimento ficou configurado bem mais como uma renovação do que a verdadeira reconceituação vivenciada por outros países. Para consolidar esse movimento vários documentos foram produzidos pela categoria profissional e marcaram a trajetória do Serviço Social brasileira, a destacar os documentos
A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 dispõe sobre os direitos da pessoa idosa, em seu Título I, Parágrafo Único estão estabelecidas as seguintes garantias de prioridade para o idoso na sociedade.
I. Garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
II. Atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios especializados.
III. Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
Em relação as alternativas expostas, somente está correto o que se afirma em:
A Portaria Interministerial 02 de 08/11/2016 realizada em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Ministério do Planejamento e Ministério da Fazenda, trouxe novas mudanças para o Benefício de Prestação Continuada, desde a concessão até a revisão do benefício. A principal mudança diz respeito ao acesso que a partir da Portaria,
O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. A questão social é apreendida como:
A Assistência Social como política de proteção social configura-se como uma nova situação para o Brasil. Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia a provisão dessa proteção. Em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a opção que se construiu para exame da política de assistência social na realidade brasileira parte da defesa de um certo modo de olhar e quantificar a realidade, a partir de:
Ainda de acordo com Iamamoto, em O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional:
“O Serviço Social tem na ______________a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. A globalização da produção e dos mercados não deixa dúvidas sobre esse aspecto: hoje é possível ter acesso a produtos de várias partes do mundo, cujos componentes são fabricados em países distintos, o que patenteia ser a produção fruto de um trabalho cada vez mais coletivo, contrastando com a desigual distribuição da riqueza entre grupos e classes sociais nos vários países, o que sofre a decisiva interferência da ação do Estado e dos governos."
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária coloca como diretrizes:
I- Centralidade da família nas políticas públicas.
II-Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família.
III- Reconhecimento das competências da família na sua organização interna e na superação de suas dificuldades.
IV- Respeito à diversidade étnico-cultural, à identidade e orientação sexuais, à equidade de gênero e às particularidades das condições físicas, sensoriais e mentais.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:
Ainda sobre a LOAS, em seu art. 14, compete ao Distrito Federal, EXCETO:
A própria condição de ausência de oportunidade para refletir, construir um projeto de vida e concretizá-lo, pode colocar qualquer adolescente em situação de risco, independente da situação social em que se encontre.
Marque a 2 coluna em relação a 1, e assinale a alternativa correspondente:
I - Risco biológico
II - Risco emocional
III - Risco familiar
IV - Risco social
( ) Obesidade e doenças crônicas
( ) Morar em áreas de tráfico de drogas, pobreza extrema.
( ) Depressão, uso e abuso de drogas.
( ) Pais alcoolistas ou com transtornos mentais.
Com relação a execução pequenos curativos, marque a alternativa incorreta:
É o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto):
No discurso corrente de políticos, comunicadores, dirigentes, educadores, sociólogos e uma série de outros agentes, está sempre presente a palavra cidadania. Assinale a alternativa incorreta em relação a cidadania:
As transformações e novas configurações da crise capitalista, impõe cada vez mais a ampliação e qualificação do debate sobre o arcabouço teórico‐ metodológico, ético‐político e técnico‐operativo do Serviço Social, exigindo respostas profissionais aos desafios de hoje. Considerando esta assertiva, marque a alternativa CORRETA.
O profissional de Serviço Social nas mais diversas áreas e espaços sócio-ocupacionais atuam com equipes interprofissionais e interdisciplinares com intuito de pensar ações articuladas para intervir na realidade. Na direção do entendimento da importância da articulação entre as diferentes áreas do saber, assinale a alternativa INCORRETA.