Para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem, o benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada:
Na atual conjuntura brasileira, as políticas sociais estão cada vez mais distantes de uma perspectiva de universalização. Mesmo assim, o caráter contraditório das políticas sociais não pode ser subestimado, pois estas, historicamente,
Assinale a opção que indica uma característica dos programas de proteção social no Brasil, atualmente.
O reconhecimento da necessidade de uma ação sistemática perante questões ligadas às pressões ou aos estímulos determinados por situações que, em um momento histórico, colocam desafios por respostas mais complexas que aquelas construídas no imediato da prática, desencadeia o processo de
O CFESS assegura aos profissionais travestis e transexuais o direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido no Documento de Identidade Profissional da/do Assistente Social.
No que diz respeito ao trabalho profissional, é
Para o Assistente Social, o acompanhamento do sujeito que busca transformações corporais em consonância com suas expressões e identidades de gênero, é
Assinale a opção que indica como a adoção internacional é considerada na legislação brasileira.
Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010), assinale a opção que indica os três processos básicos de intervenção.
Com base no fragmento a seguir, responda a questão abaixo.
A inserção da Assistência Social no tripé da Seguridade Social, em 1988, materializa esta política social como
Com base no fragmento a seguir, responda a questão abaixo.
Assinale a opção que apresenta, segundo o SUS, a definição de acolhimento.
A partir dos anos 1980, os movimentos sociais reaparecem no Brasil com um novo vigor. Este é, também, o período de surgimento das Organizações Não Governamentais (ONG), que não devem ser confundidas com os movimentos sociais.
Assinale a opção que indica um dos traços distintivos dos movimentos sociais em relação às ONG.
Conforme previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993),
A entrevista constitui-se em instrumento de trabalho do assistente social pelas requisições e atribuições assumidas desde os primórdios da profissão. Lewgoy (2007) organiza o desenvolvimento da entrevista em etapas.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira, associando a etapa da entrevista à conceituação respectiva:
1 - Primeira etapa – o planejamento
2 - Segunda etapa – execução da entrevista
3 - Terceira etapa – o registro
( ) se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação. Requer habilidades do entrevistador na identificação e na seleção das necessidades e demandas apresentadas pelos entrevistados.
( ) fundamenta-se no direito do usuário em ter a evolução do seu atendimento documentado e no acesso aos dados, sendo este intransferível. Tem como objetivo contribuir para a integralidade do atendimento e compartilhar o conhecimento com os demais trabalhadores da instituição.
( ) é uma mediação teórico-metodológica importante para o assistente social realizar a entrevista, considerando que sua ação esteja sustentada pelos eixos étnico e ético-político.
A sequência CORRETA da segunda coluna é:
Nos dias de hoje, a intervenção no campo das políticas sociais constitui o principal espaço de atuação profissional do/da assistente social, existindo uma relação visceral entre as políticas sociais e o Serviço Social, desde a inserção da profissão no mercado de trabalho. Frente à essa relação, considere as assertivas abaixo.
I. Nas ultimas três décadas, a perspectiva estrutural-reformista, firmou o Serviço Social como fundamental campo de reflexão, formulação e teorização critica sobre a política social na sociabilidade capitalista.
II. No contexto do desenvolvimentismo, a intervenção profissional, junto às políticas sociais, entendia que os problemas sociais deveriam ser enfrentados com estratégias sistemáticas, técnicas, metódicas e anômicas.
III. No período da ditadura civil-militar os/as assistentes sociais aderiram à visão tecnocrática dada às políticas sociais.
IV. A precarização e a intensificação do trabalho do/da assistente social é uma realidade em praticamente todas as áreas de atuação profissional, em decorrência da sistematização das políticas sociais.
V. As incidências conservadoras que remodelam a atuação do Serviço Social nas políticas sociais podem fazer retroceder as conquistas históricas alcançadas nos últimos anos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considerando a histórica participação de assistentes sociais na composição de equipe multiprofissional, ratificada no denominado processo transexualizador, regulado pela Portaria do Ministério da Saúde no 2.803/2013, a Resolução no 845/2018, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, dispõe sobre a atuação profissional do/a assistente social em relação ao mesmo. Nesse sentido é correto afirmar que os/as assistentes sociais devem