Observando o artigo 5º da Lei 8662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, marque a alternativa CORRETA:
No processo de renovação, na perspectiva das formulações registradas nos Documentos de Sumaré e do Alto da Boa Vista, o serviço social é posto como uma intervenção nas fronteiras da ajuda psicossocial, caracterizada pela incorporação da abordagem
Leia o texto a seguir.

O texto versa sobre
A ofensiva orquestrada pelo capital determina o “empobrecimento” das políticas sociais e a redução dos direitos sociais da classe trabalhadora. Isto vem repercutindo no espaço de trabalho do assistente social à medida que determina, em última instância, as condições em que o trabalho profissional se realiza. Para Iamamoto (2009), nesses tempos, inúmeros são os desafios para o assistente social, o que exige dele a seguinte atitude:
Para Pereira (2011), o mínimo na política social pressupõe supressão e cortes do atendimento, tal como propõe a ideologia liberal, enquanto o básico social requer investimentos sociais de qualidade para preparar o terreno visando à prestação e à otimização de maiores atendimentos. Em outros termos, enquanto o mínimo nega o “ótimo" de atendimento, o básico é a mola-mestra que impulsiona a satisfação básica de necessidades em direção ao ótimo. A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS, 1993) estabelece:
No cenário atual, em relação ao financiamento da Seguridade Social brasileira ocorre o redirecionamento do fundo público, diminuindo sua alocação na composição das políticas públicas e participando ativamente na recomposição da rentabilidade do capital. Desse modo,
As questões teóricas focadas na pesquisa em serviço social, sobretudo na apreensão de aspectos da realidade presentes no cotidiano profissional, na direção política posta pelas Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), potencializam e substanciam o aprendizado necessário ao exercício profissional do assistente social. Desse modo, para Muriel e Guedes (2013), “a pesquisa deve ser construída como espaço de troca de experiências na perspectiva de aproximação entre a produção do conhecimento e o exercício profissional do assistente social." Para tanto, na pesquisa, torna-se fundamental
Com a Constituição Federal de 1988, houve um avanço considerável no âmbito das políticas sociais. No ano de 1993 tivemos a implantação da Lei Orgânica da Assistência Social que:
I - Atribuiu um caráter de maturidade legal aos serviços socioassitenciais.
II - Instituiu o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) enquanto instância máxima de deliberação.
III - Afirma para a Assistência Social um caráter de direito contributivo e individual para todos os usuários do sistema.
IV - Burocratiza o disposto nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988, dispondo sobre os princípios, diretrizes, organização e gestão da Assistência Social.
Estão corretas apenas:
Iamamoto (2007) ressalta que o Serviço Social está inscrito na divisão sociotécnica do trabalho e que por isso ele sofre todas as determinações presentes no mundo do trabalho. Tendo em vista esta premissa, leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. A prática profissional está profundamente condicionada pelas relações entre o Estado e a sociedade civil, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade, mas as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho não afetam os assistentes sociais.
II. O Serviço Social não possui valor de uso, tendo em vista que sua prática profissional está relacionada às ações de benemerência e de filantropia.
III. O assistente social detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho profissional autônomo e dispõe de total autonomia na efetivação de seu trabalho.
IV. O assistente social depende, na organização da atividade, das instituições que o contratam. Portanto, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho deste profissional, ou um obstáculo. Ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
O Controle Social possui três importantes dimensões:

Com relação ao controle social e as suas dimensões e competências na política de assistência social, avalie as afirmações a seguir.
I. Deliberar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social e seu funcionamento;
II. Apreciar e aprovar o Plano da Assistência Social;
III. Apreciar e aprovar a proposta orçamentária dos recursos da assistência social a ser encaminhada ao Poder Legislativo, em consonância com as diretrizes das conferências nacionais, estaduais, distrital e municipais;
IV. Apreciar e aprovar a execução orçamentária e financeira do Fundo de Assistência a ser apresentada regularmente pelo gestor do Fundo;
V. Acompanhar os processos de pactuação da Comissão Intergestores Tripartite - CIT e Comissão Intergestores Bipartite - CIB;
É CORRETO o que se afirma em
Considerando aspectos do processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, é correto afirmar que:
O conceito de seguridade social passou a ser um eixo estruturante da política social no Brasil a partir:
A consolidação da teoria marxista no meio profissional do Serviço Social modificou a visão de família que predominou na profissão desde o seu inicio. Assim a família passou a ser concebida:
No que diz respeito ao cuidado às pessoas com transtorno mental, há atualmente um consenso de que a ênfase deste cuidado deve:
Constitui um princípio fundamental do Código de Ética profissional: