De acordo com a Lei n° 8080/90, à direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:
Diante do cenário de dificuldades para concretização dos princípios do SUS e do questionamento sobre a qualidade da assistência à saúde oferecida a seus usuários, formulou-se, em 2003, a Política Nacional de Humanização do SUS. A PNH tem como um dos seus objetivos
O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) tem como objetivo geral avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde. Especificamente, o PNASS tem entre seus objetivos:
A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, as famílias, os gestores e os profissionais de saúde, com a finalidade de ofertar uma assistência segura. Os protocolos de segurança propostos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente incluem:
A Portaria Nº 2.437, de 7 de dezembro de 2005, dispõe sobre a ampliação e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), no Sistema Único de Saúde (SUS) e dá outras providências. De acordo com essa Portaria, é função do Ministério da Saúde na gestão da RENAST:
A construção da Política de Saúde no Brasil se constitui como um processo histórico que compreende importantes eventos. A figura a seguir mostra uma linha do tempo de parte desse processo, referente às décadas de 1930 a 1960, com destaque para alguns acontecimentos relevantes.
O evento inexplícito ocorrido em 1953 se refere
Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o controle social ou participação da comunidade passa a ser efetivamente implementado a partir da Lei 8.142, a qual recupera vetos importantes feitos à Lei 8.080, ambas de 1990. Essa “democracia sanitária” se dá hoje, no Brasil, a partir de instituições e de mecanismos de gestão participativa e colegiada, que são, respectivamente,
Embora a discussão mais aprofundada sobre a Atenção Primária em Saúde (APS) tenha surgido no Brasil nos anos 1970, na esteira do debate internacional sobre cuidados primários em saúde, há registro de iniciativas que poderiam ser chamadas de APS em um período bem anterior. Sobre os antecedentes da APS no Brasil, considere as seguintes afirmações abaixo.
Estão corretas as afirmações
No campo da avaliação em saúde, podem ser identificados os campos da avaliação normativa e da pesquisa avaliativa. Em uma perspectiva mais abrangente, a pesquisa avaliativa consiste em fazer um julgamento ex-post de uma intervenção usando métodos científicos e, usualmente, está relacionada à tomada de decisões. Nesse contexto, considere o fluxograma a seguir, que ilustra o esquema de uma pesquisa avaliativa.
A Pesquisa Avaliativa. Adaptado de Hartz, Z.M.A. (Org.) Avaliação em Saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997. Com base nesse fluxograma, analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas as afirmativas
Considere a tabela hipotética abaixo que representa um estudo epidemiológico utilizado para avaliar ações e serviços de saúde
Para o cálculo da força da associação entre a exposição e o desfecho nesse tipo de estudo, a fórmula correta a ser utilizada é
Durante a sua jornada de trabalho, o agente de endemias é submetido, diariamente, a um ciclo de exposição que se repete continuamente, conforme dados a seguir:
Sabendo que há exposição à carga solar direta durante todo esse ciclo, o do agente de endemias será de
Segundo a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), as ações da educação física a serem implantadas na rede básica de saúde, na comunidade e nos grupos vulneráveis devem ser programadas sob a forma de “práticas corporais/atividade física, como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer", baseando-se nos princípios da
Em relação às prioridades do Pacto em Defesa do SUS, analise as afirmativas abaixo: I. Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos; II. Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde; III. Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas. Estão corretas:
As Normas Operacionais foram transformadas e um novo instrumento chamado Pacto Pela Saúde, criado por meio da Portaria 399/GM em 22 de fevereiro de 2006. Sobre este assunto, marque a opção correta:
No que tange aos dados e informações que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1.Dados de morbidade
2.Dados de mortalidade
3.Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos
COLUNA II
( ) Permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. A disponibilidade desses indicadores é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.
( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários. Tratam-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, das investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, dos estudos amostrais e dos inquéritos, entre outras fontes.
( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado. A base que fornece esses dados apresenta variáveis graus de cobertura entre as regiões do país, algumas delas com elevada subenumeração. Há proporção significativa de registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados.
Assinale a sequência CORRETA.