Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

No que tange aos dados e informações que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I

1.Dados de morbidade

2.Dados de mortalidade

3.Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos

COLUNA II

( ) Permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. A disponibilidade desses indicadores é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.

( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários. Tratam-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, das investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, dos estudos amostrais e dos inquéritos, entre outras fontes.

( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado. A base que fornece esses dados apresenta variáveis graus de cobertura entre as regiões do país, algumas delas com elevada subenumeração. Há proporção significativa de registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados.

Assinale a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282