A análise do processo saúde-adoecimento evidencia que a saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade em determinado contexto histórico, e o aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção e cuidado marcado, na maior parte das vezes, pela centralidade dos sintomas.
Sobre as ações para agir nesse processo, assinale a alternativa INCORRETA.
O Plano Estadual de Atendimento às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais estabelece os princípios, diretrizes, normas e critérios de funcionamento dos serviços de atendimentos às urgências e emergências. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. O Sistema Estadual de Urgência e Emergência deve ser implementado de maneira que valorize a prevenção dos agravos e a proteção da vida em uma perspectiva integral e não centrada nas consequências que geram as urgências. II. As unidades hospitalares de atendimento a urgência e emergência devem possuir rotinas de atendimento escritas, atualizadas a cada quatro anos e assinadas pelo responsável técnico pela unidade. III. As unidades hospitalares de atendimento a urgência e emergência devem focar seus processos de trabalho em tecnologias de alto desempenho. A capacitação da equipe, quando for possível, é realizada por meio da leitura de protocolos. IV. O responsável técnico de uma unidade hospitalar de atendimento a urgência e emergência deverá obrigatoriamente ser um médico com título de especialista em sua área de atuação profissional reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina ou com Certificado de Residência em sua especialidade emitida por programa de residência reconhecido pelo MEC. Estão corretas as afirmativas
Os hospitais que prestam ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem-se como um ponto de atenção, cuja missão e perfil assistencial devem ser definidos conforme o perfil demográfico e epidemiológico da população e, para isso, utilizam diversas estratégias para organização do serviço.
A esse respeito, numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando os dispositivos de organização com seus respectivos conceitos.
COLUNA I
1.Classificação de risco
2.Clínica ampliada
3.Diretrizes terapêuticas
4.Gestão da clínica
COLUNA II
( ) Recomendações desenvolvidas de modo sistemático para auxiliar os profissionais de saúde e usuários no momento da tomada de decisões acerca de circunstâncias clínicas específicas.
( ) Práticas assistenciais e gerenciais desenvolvidas a partir da caracterização do perfil dos usuários por meio da gestão de leitos, corresponsabilização das equipes e avaliação de indicadores assistenciais.
( ) Dispositivo de atenção à saúde, centrado nas necessidades de cada usuário e no seu contexto, articulando um conjunto de práticas capazes de potencializar a capacidade de atuação dos profissionais por meio da implantação das equipes de referência, construção de vínculo e elaboração de projetos terapêuticos compartilhados com os usuários.
( ) Protocolo pré-estabelecido, com a finalidade de dar agilidade ao atendimento a partir da análise do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.
Assinale a sequência correta.
Entende-se por vigilância sanitária:
Sobre as Redes de Atenção à Saúde é INCORRETO afirmar.
Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família relaciona-se com a promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa. II. Em oncologia, a quimioterapia é usada para tratar doenças sistêmicas. III. As equipes da Unidade de Saúde da Família devem elaborar um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde. IV. A Unidade de Saúde da Família não está inserida na atenção primária à saúde. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Em relação às determinações constitucionais relacionadas à saúde, é correto afirmar que é vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. II. A Estratégia Saúde da Família procura desorganizar os serviços e as práticas profissionais na lógica da redução da saúde, disseminação de doenças e reabilitação. III. A Educação Permanente em Saúde propõe estratégias que possibilitam a construção coletiva do conhecimento. IV. A Estratégia Saúde da Família pressupõe o princípio da Vigilância à Saúde, a inter e multidisciplinaridade e a integralidade do cuidado sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca humanizar as práticas de saúde por meio de estabelecimento de vínculo de confiança e contribuição para a democratização do conhecimento do processo saúde-doença. II. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da atenção básica no Brasil. III. O Estado brasileiro deve garantir o direito à saúde mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, entre outras ações. IV. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito. Marque a alternativa CORRETA:
O relato sobre as belezas naturais do Brasil no velho continente despertou a curiosidade de muitos europeus, atraindo-os para o novo eldorado no início do século XVI. A chegada dos colonizadores teve muitas consequências de ponto de vista sanitária para população local. Diante do exposto podemos AFIRMAR que: I. Os colonizadores trouxeram doenças que exterminaram a população local. II. A população local possuía defesas naturais contra tuberculose, sarampo, sífilis etc. III. Todos os que vieram do velho continente estavam saudáveis. IV. Somente as guerras foram responsáveis pelo extermino da população local. Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com o manual do Ministério da Saúde sobre Política de Educação e Desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) Caminhos para a Educação Permanente em Saúde. Assinale a opção CORRETA que indica o que integralidade da atenção à saúde envolve:
Levando-se em conta o Art. 196 da Constituição Federal (Seção II DA SAÚDE) que diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assinale a alternativa CORRETA quanto aos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS):
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta nervos periféricos, pele e mucosas. É causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae de alta infectividade e baixa patogenicidade, onde apenas 5 a 10% dos infectados adoecem. Os nervos mais acometidos são o facial, ulnar, radial, mediano, fibular e tibial posterior o que leva a um comprometimento neurológico como lesões tróficas ou traumáticas, garras e reabsorção óssea que gera incapacidades (BRASIL, 2016). IN: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública. Manual técnico-operacional. Brasília, Distrito Federal. 2016. Assinale a opção CORRETA que indica ações para redução da carga da hanseníase no Brasil segundo o Ministério da Saúde, 2016, p.7:
Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.
O Sistema Único de Saúde é constituído por um conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e de fundações mantidas pelo poder público, nele havendo a participação da iniciativa privada apenas em caráter complementar.
Assinale a alternativa correta acerca da evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
A publicação da Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, veio regulamentar, de forma detalhada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) instituída pelo Decreto nº 7.508/2011. Nela estão descritos os principais serviços e ações que oferecem atenção psicossocial no país para todas as pessoas com sofrimento ou transtornos mentais, incluindo aqueles decorrentes do uso prejudicial de drogas (Ministério da Justiça e Cidadania, 2017). Os componentes da RAPS, no território em nível de atenção básica são, entre outros: