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Os desvios por limitação da Lei de Lambert-Beer são aqueles que as interações

do analito com o solvente e demais solutos variam com o aumento da

concentração. Observe o gráfico abaixo e assinale quais afirmativas são

VERDADEIRAS.


I. Em soluções concentradas do analito ou outros solutos, as interações soluto-soluto

alteram a estrutura do analito e também modificam a sua absortividade.

II. Ao ocorrer um desvio na Lei de Lambert-Beer ainda pode-se trabalhar com a curva de

calibração, embora ela não seja uma reta.

III. Como os desvios normalmente ocorrem em concentrações muito baixas, uma das

soluções mais comuns é a pré-concentração.

IV. Os desvios são positivos e negativos conforme as alterações aumentem ou diminuam

a absorvidade.

V. Os desvios podem ser químicos ou causados pela instrumentação, entretanto, neste

último, o desvio é praticamente nulo, devido a equipamentos de alta tecnologia.

A lista abaixo descreve aleatoriamente as etapas realizadas na preparação de uma solução aquosa de HCl
A - Completa-se com água destilada até o traço de referência do balão (menisco), com auxílio de uma pipeta de Pasteur.
B - Adiciona-se o volume de HCl (calculado previamente) com auxílio da pipeta graduada e pêra de sucção, em capela de exaustão.
C - Identifica-se com nome do ácido, concentração, data de preparo e responsável pela preparação. D - Coloca-se em um balão volumétrico uma alíquota de água destilada.
E - Transfere-se a solução preparada com auxílio de um funil a um recipiente de vidro âmbar. F - Tampa-se o balão, agita-se e inverte-se por pelo menos 10 vezes para homogenizar o sistema.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA das etapas no preparo dessa solução.

Em um processo químico, certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes), dando origem ao aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes dos reagentes. Quando as substâncias reagem, às vezes, ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e, dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás, emissão de luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados etc. Um exemplo de reação química muito comum em nosso cotidiano é a reação de combustão. Com base nisso, podemos afirmar que a alternativa que caracteriza um processo químico é:

Alguns elementos fogem à regra do octeto, ou seja, estabilizam-se sem que apresentem oito elétrons no último nível. São exemplos de substâncias que apresentam elementos com essas carcaterísticas:

“Consistem em partículas com diferentes tamanhos, formas e composição química, as quais foram transportadas pela água, ar ou gelo do ambiente terrestre de origem e depositadas no fundo de lagos, rios e oceanos”.
O texto trata do conceito de:

“Quando alguma condição que determina o equilíbrio é modificada, o sistema responde, no sentido de amenizar a perturbação sofrida”.
O texto corresponde ao(à):

Na análise volumétrica de 0,5 g de uma amostra de

medicamento constituído por ácido acetilsalicílico

(AAS), foram utilizados 15 mL de hidróxido de sódio com

concentração 0,01mol/L Considerando que a reação

com a base ocorre apenas para o ácido acetilsalicílico,

não tendo participação das outras substâncias reativas

na amostra, qual a porcentagem de AAS presente no

fármaco analisado? Dados: M (AAS) = 180,16g/mol

A figura a seguir apresenta um esquema simplificado

de um equipamento de espectrofotometria de absorção

molecular, analise as propostas apresentadas:

I.A rede de difração seleciona o comprimento de onda

para se proceder na investigação, porém a seletividade

do sistema está relacionada com a abertura da fenda

de passagem de luz, quanto menor a fenda, mais

específico será o comprimento de onda selecionado.

II.Absorbância está relacionada com a intensidade de luz

visível que a amostra absorveu, sendo que se a cubeta

apresentar maior ou menor caminho óptico o sinal de

absorbância permanece o mesmo, já que a solução não

foi alterada.

III.Soluções muito concentradas podem causar um

bloqueio da luz incidente ao passar pela cubeta, fora

da proporcionalidade, com isso ocorre um desvio

de linearidade, além disso, este sistema também é

prejudicado por material particulado ou manchas na

superfície da cubeta.

São verdadeiras:

No laboratório de controle da qualidade da água e tratamento do esgoto da CASAN, o técnico deve realizar a análise de amostras de esgoto para verificação de sólidos totais e voláteis a altas temperaturas. Para essa verificação, ele utilizará qual equipamento?

Um técnico de laboratório da CASAN irá coletar amostras que não podem sofrer aeração, pois serão

destinadas aos ensaios de oxigênio dissolvido e sulfetos. Essas amostras devem ser coletadas na

superfície da água. Para essa coleta, ele utilizará o seguinte equipamento, que é denominado

Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.

No estudo dos modelos atômicos, a hipótese atômica de John Dalton (1766-1844) é trazida para sala de aula dando base à discussão sobre a constituição da matéria.
Para o desenvolvimento do trabalho sobre o modelo de Dalton é importante a discussão sobre

Leia o fragmento a seguir. “Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados no nível representacional, que compreende informações inerentes à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação das representações vai se constituindo certa forma de pensamento.
Assinale:

Sobre a poluição dos recursos hídricos, o excesso de matéria orgânica aportada nos sedimentos do rio provoca a morte de peixes, devido à(ao)

Leia o fragmento a seguir. “Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,

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