Numa aula de Química experimental, o objetivo é determinar a densidade de um sólido metálico poroso, no formato de uma pirâmide irregular. Para alcançar esse objetivo, da forma mais simplificada possível, deve-se:
A figura a seguir, adaptada da revista Quim. Nova, v. 38,
1265-1272, 2015, representa o processo de degradação
fotocalítica do azul de metileno obtida com uma amostra de
CaFe em diferentes condições.
Com base nessa figura, a condição na qual a velocidade inicial
é maior é:
Gás hidrogênio pode ser produzido industrialmente a partir
de metano pela reação química CH4(g ) + H2O(g )→ CO(g )
+ 3H2(g ). Qual será o volume, em litros, de gás hidrogênio
produzido ao reagir 1000 L de metano com 500 L de vapor
d’água à 700 oC e 3 atm?
Considere os gases como perfeitos e
R = 0,0082 L atm K-1 mol-1
A constante de acidez do ácido fluorídrico em meio aquoso é 3,5 x 10-4, a 25 °C. Qual é a concentração da solução desse ácido, em mol l-1, que em pH = 3 produz 0,2 mol l-1 de fluoreto?
Em um experimento visando determinar a polaridade de alguns compostos, observou-se que as moléculas de C02, NH3 e BF3 têm diferentes momentos de dipolo. A relação de polaridade entre esses compostos é:
O elemento que está presente em maior proporção no gás natural não associado é o
O técnico de laboratório da CASAN, ao preparar uma solução de ácido clorídrico (HCl), realizou os seguintes procedimentos: em um balão volumétrico de 1L, adicionou aproximadamente 600mL de água destilada; acrescentou vagarosamente 100mL do ácido concentrado e completou o volume para 1L com água destilada. A concentração dessa solução é de
O parâmetro químico de qualidade da água que mede a concentração de cátions multimetálicos em solução, originados da dissolução de minerais contendo cálcio e magnésio, é conhecido como
A coagulação é uma das etapas do tratamento de água realizada pela CASAN, na qual se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. Os principais coagulantes utilizados nessa etapa de tratamento são:
Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma
Leia o fragmento a seguir.
“O objetivo da atividade é evidenciar que esse tipo de
transformação envolve a formação de novas substâncias e que
podem ser acompanhadas de aspectos facilmente perceptíveis ou
evidências.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Em uma das práticas apresentadas pela autora, os alunos
deveriam misturar em um tubo de ensaio três gotas de solução
de nitrato de chumbo II e três gotas de bicromato de potássio.
Ao realizar esse experimento, os alunos deveriam observar
Leia o fragmento a seguir.
“A análise refere-se a um trecho da transcrição de uma aula na
qual um grupo de alunos vai discutir (...) sobre o fenômeno da
queima de uma fita de magnésio. A atividade proposta (...) inclui
a realização de cinco testes que correspondem a transformações
químicas que são acompanhadas por diferentes evidências.”
(MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Na prática citada com uma fita de magnésio, os alunos
observariam as seguintes evidências de transformações químicas:
I. a liberação de energia luminosa.
II. a formação de um sólido branco.
III. a necessidade de aquecimento.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

Na conversa entre a mulher e o vendedor são citados dois grupos
denominados genericamente de “agrotóxicos" e “plásticos".
Sobre esses grupos, é correto afirmar que
“Em 1868, Mendeleiev estava debruçado sobre o problema dos
elementos químicos. Eles eram o alfabeto de que a língua do
universo se compunha.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 11).
Com relação à Tabela Periódica proposta por Mendeleiev, analise
as afirmativas a seguir.
I. Organizou a tabela em função dos números atômicos dos
elementos.
II. Propôs seu nome para um elemento que ainda não havia sido
descoberto, o Mendelévio.
III. Deixou lacunas na Tabela quando parecia que o elemento
correspondente não tinha sido descoberto.
Assinale:
Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e
energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia
solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às
seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na
coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades: