Julgue o item subsequente, com relação aos cuidados e procedimentos reconhecidos como necessários ao planejamento e programação de serviços grupais para assistência a portadores de transtornos mentais.
Cuidadores e familiares que participam dos grupos informativos recebem informações profissionais acerca dos sintomas, tratamento e modos de lidar com o paciente e podem, em alguns grupos, participar ativamente da atividade contribuindo com sua experiência na discussão em foco.
Considerando a necessidade de monitoramento e avaliação do trabalho realizado nos serviços de saúde, julgue o item a seguir, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
A avaliação situacional, que confirma ou corrige as ações em saúde, só é necessária nos casos em que não é feito o monitoramento sistemático e contínuo das informações relevantes ao processo de planejamento.
Weiss (2004) diz sobre o Fracasso Escolar: I. A origem do fracasso pode estar na má condução do processo de ensino. II. A qualidade e a dosagem da quantidade de informações a serem transmitidas constituem falhas escolares que podem operar a favor do insucesso da aprendizagem. III. A aprendizagem normal dá-se no agir e no sentir do aluno. IV. Os aspectos que devem ser considerados na abordagem diagnóstica do fracasso escolar são: orgânicos, emocionais e pedagógicos. É correto APENAS o que se afirma em:
Conforme Mantoan (2001), analise os itens abaixo acerca da história da deficiência mental: I. Marcada por estudos antropológicos e sociais. II. Tem a Pedagogia em uma posição secundária, numa área que deveria ser de sua inteira e fundamental competência. III. Revela significativas as implicações retiradas da teoria piagetiana no que diz respeito à escolarização de deficientes mentais. IV. É marcada pela hegemonia das ciências médicas e paramédicas, o que encaminhou a abordagem para uma linha mais terapêutica que educacional. É correto o que se afirma em:
Sífneos (1972) e Malan (1981), citados por Cordioli (2009 p. 183), para a obtenção de melhores resultados com a Psicoterapia Breve Psicodinâmica, recomendam essa terapia para pacientes com as características relacionadas de forma correta na alternativa:
Conforme a Resolução n° 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos, produzidos pelo psicólogo e decorrentes de avaliação psicológica, na redação de documentos psicológicos, é necessário considerar o disposto nos itens a seguir:
I. O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.
II. O emprego de frases e termos não necessita ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, mas deve garantir a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.
III. O psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, devendo ficar atento aos cuidados em relação a seus deveres e suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações, identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.
De acordo com o disposto acima, marque a alternativa correta.
Em relação às responsabilidades do (a) psicólogo (a), descritas no código de ética profissional são deveres fundamentais dos psicólogos as afirmativas a seguir: I. Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia. II. Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. III. Orientar o solicitante dos atendimentos: escola, médicos, padrinhos, ou outros sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, fornecendo, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho. Está (estão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Apesar de os termos cultura organizacional e clima organizacional serem, em algumas situações, utilizados como sinônimos, existem diferenças relevantes entre esses conceitos.
Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?
A patologização de comportamentos infantis e a naturalização da indicação de medicamentos produzem consequências tanto nas políticas de assistência social quanto nas políticas de saúde.
Sobre a discussão da temática realizada por Garcia e Junior (2015), assinale a alternativa incorreta.
Conforme a ponta o art.6º do Código de Ética do Psicólogo, sobre a conduta do psicólogo no relacionamento com profissionais não psicólogos, assinale a alternativa correta.
A psicoterapia do adolescente apresenta características particulares, pois, nesse momento da vida, o paciente vivencia frequentes modificações, a saber: de um corpo infantil para um corpo adulto, do autoerotismo para a heterossexualidade, além de enfrentar identificações transitórias.
Sobre as psicoterapias na adolescência, assinale a alternativa incorreta.
(CFP, 2009) De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo são princípios fundamentais. I. Trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. II. Atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social, cultural e os interesses da instituição. III. Atuar com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. IV. Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. Os princípios fundamentais estão corretos em:
De acordo com Pichon-Rivière (2009), a estrutura e a função de um grupo qualquer estão dadas pelo interjogo de mecanismos de assunção e atribuição de papeis, que representam modelos de condutas correspondentes à posição dos indivíduos nessa rede de interações. Na técnica do grupo operativo, podem emergir os seguintes papeis: I. Coordenador II. Observador III. Porta-voz IV. Bode expiatório V. Líder VI. Sabotador ( ) Depositário dos aspectos positivos do grupo. ( ) Recolhe todo o material, expresso verbal e pré-verbalmente no grupo ( ) Depositário dos aspectos negativos ou atemorizantes do grupo ou da tarefa. ( ) Liderança da resistência à mudança. ( ) Denuncia o acontecer grupal, as fantasias que o movem, as ansiedades e necessidades da totalidade do grupo. ( ) Ajuda os membros a pensar, abordando o obstáculo epistemológico configurado pelas ansiedades básicas. Marque a alternativa que correlaciona corretamente os papeis a suas descrições:
(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
Uma das teorias de motivação, a Teoria do Controle apoia-se sobre a teoria de fixação de metas, focalizando a forma como