Na Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro definiu como seus objetivos precípuos a redução das desigualdades sociais e regionais. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi central para percorrer tais objetivos, em especial por transferir, do nível federal aos municípios, a responsabilidade de programar, atribuir os recursos, gerenciar, coordenar e avaliar os serviços de saúde oferecidos. Nesse contexto, a construção da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseou-se no conceito ampliado de saúde e apresenta sua promoção como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados. (Adaptado da Fonte: DIAS, Maria Socorro de Araújo et al . Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 103-114, Jan. 2018. Disponível em:
O profissional da saúde não pode entender a criança como um ser isolado, mas sim como parte de seu contexto familiar, com características e funcionamento próprios. Torna-se, então, importante prestar atenção na relação que os membros da família estabelecem com a criança, na maneira como se dispõem a cuidar dela, em seu percurso escolar desde os primeiros anos, enfim, na forma como ela é recebida e “endereçada" ao mundo. (Adaptado das Fontes: BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília: Editora MS, 2005; e, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012). Acerca da saúde da criança e do atendimento que deve ser prestado pelos profissionais da saúde, analise as assertivas seguintes:
I. O método canguru consiste em uma iniciativa que integra a Atenção Humanizada a todos os recém-nascidos, buscando melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e a sua família, favorecendo o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.
II. O recém-nascido grave ou potencialmente grave tem direito ao livre acesso do pai e da mãe durante todo o período de internação, 24 horas por dia, inclusive em Unidades de Terapia Neonatal Intensiva (UTI neonatal).
III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.
III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.
IV. A Atenção Básica assume um papel importante para a atenção integral à saúde das crianças e de suas famílias em situações de violência, por ser o serviço responsável pela coordenação das ações de cuidado no território, o que inclui a realização de perícias médicas, pelo Instituto Geral de Perícias, órgão da Atenção Básica, que atestem a ocorrência ou não da violência.
V. O documento "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências" é um guia a ser percorrido para o alcance da atenção integral. As dimensões da Linha de Cuidado são: o atendimento e a perícia.
VI. A “Ficha de Notificação/ Investigação Individual de Violência Doméstica,Sexual e/ou outras Violências" possibilita a notificação da violência de natureza física, sexual e psicológica, além da negligência, da privação e do abandono e de suas várias formas de manifestação.
Sobre as assertivas anteriores, quais estão incorretas?
A imagem seguinte pode ilustrar um dos momentos da atuação do profissional da Psicologia no contexto Educacional brasileiro. Tal atuação construiu-se, historicamente, com ênfase em atividades de avaliação psicológica da inteligência e da aprendizagem, e de intervenções que objetivavam a adaptação do aluno ao modelo de ensino-aprendizagem vigente.
Nas últimas décadas, a Psicologia iniciou um novo movimento pautado na revisão e ampliação de sua atuação no contexto Educacional com vistas à construção de novos olhares e intervenções. Acerca da atuação contemporânea da Psicologia no contexto Educacional, analise as assertivas seguintes:
I. O fracasso escolar necessita ser compreendido pelo profissional da Psicologia como um fenômeno isolado, que ocorre de modo independente de aspectos sociais, econômicos, psicológicos, pedagógicos, entre outros.
II. Tornou-se fundamental que o profissional da Psicologia instrua professores e técnicos sobre a elaboração de seus diagnósticos no contexto escolar, possibilitando comparações sobre as dificuldades de aprendizagem entre os alunos de um mesmo nível escolar, de modo a possibilitar maior equidade educativa.
III. O profissional da Psicologia deve colaborar com pesquisas que avaliem os procedimentos adotados pela escola e participar, ativamente, do planejamento de políticas educacionais.
IV. A atuação deve abarcar o nível institucional, procurando entender sobre o contexto sociopolítico e as relações da comunidade escolar, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.
Sobre as assertivas anteriores, quais estão corretas?
“A Psicologia pode oferecer significativo apoio às políticas de prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), pois o campo de atuação desta profissão engloba uma diversificada gama de técnicas voltadas para a promoção da saúde, para o diagnóstico precoce e o tratamento de declínios físicos, emocionais e cognitivos. Especificamente, na atenção à saúde mental do idoso, as estratégias preventivas em Psicologia têm como foco a manutenção da autonomia e da funcionalidade cognitiva, mesmo na existência de quadros patológicos já instalados, como a prevenção do suicídio em quadros de depressão; do isolamento social em quadros de perdas da independência, e do estresse, sobrecarga e desestruturação de núcleos familiares ao enfrentar o dia a dia de cuidado do idoso acometido por patologias crônico-degenerativas” ( BE O, 015, p.277). Fonte: RIBEIRO, Pricila Cristina Correa. A psicologia frente aos desafios do envelhecimento populacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 8, n. spe, p. 269-283, dez. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1983-82202015000200009&lng =pt&nrm=iso. Acesso em 04 jun. 2018. As alternativas seguintes apresentam adoecimentos que influem na saúde mental comuns na população idosa. Identifique a única alternativa incorreta:
A Psicologia Grupal é resultante de contribuições advindas da Psicanálise, Psicologia, Ciências Sociais, dentre outras áreas. Referente a história-evolutiva das grupoterapias assinale a opção CORRETA:
Segundo a Resolução nº 9/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional de psicólogas e psicólogos, são consideradas(os) fontes fundamentais de informação
Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.
Os psicólogos aplicam avaliações psicológicas para compreender o funcionamento psicológico das pessoas e as suas implicações com relação a como elas irão desempenhar uma dada atividade, analisando, por exemplo, a qualidade das suas interações interpessoais.
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
Um dos riscos na atividade de psicodiagnóstico é a fragmentação em dimensões — biológica, psicológica, sociológica etc. —, o que contribui para a instabilidade, o reducionismo e a heterogeneidade da prática profissional.
Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.
Os programas de segurança e de saúde constituem atividades paralelas importantes para a manutenção das condições físicas e psicológicas adequadas dos indivíduos nas organizações.
Aos vinte e cinco anos de idade, Phineas P. Gage era funcionário de construção de ferrovias da empresa Rutland & Burlington. Devido a um acidente com explosivos, ele foi atingido por uma barra de ferro, que atravessou seu crânio na região frontal, deixando-o cego do olho esquerdo. Após o acidente, Gage, que sempre fora dedicado e bom trabalhador, apresentou severas alterações de comportamento, passando a agir de forma totalmente diferente de como era antes, com atitudes displicentes, arruaceiras e briguentas.
A respeito desse caso histórico e emblemático para a neuropsicologia e de aspectos relativos a distúrbios da personalidade, julgue o item a seguir.
Tendo esse caso como uma das referências, a literatura a área passou a estabelecer relações entre lesão cerebral e as funções cognitivas e motoras.
A avaliação neuropsicológica (ANP) é um procedimento de investigação em que se utilizam entrevistas, observações, provas de rastreio e testes psicométricos para identificar rendimento cognitivo funcional e investigar a integridade ou comprometimento de uma determinada função cognitiva. Podem ser destacados, entre seus objetivos, identificar e descrever prejuízos ou alterações no funcionamento psicológico, clarificar o diagnóstico em casos de alterações não detectadas por neuroimagem, avaliar a evolução de condições neurodegenerativas, correlacionar o resultado dos testes com aspectos neurobiológicos e/ou dados obtidos por neuroimagem, investigar alterações cognitivas e comportamentais que possam relacionar-se a comprometimentos psiquiátricos e(ou) neurológicos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, referente a avaliação neuropsicológica e testes psicológicos.
Na avaliação da atenção, destacam-se os testes, AC, AC 15, bateria geral de funções mentais com testes de atenção concentrada e difusa; os testes de atenção dividida (AD) e atenção sustentada (AS); testes de TEADI e TEALT, que avaliam a AD e a atenção alternada; o teste de trilhas coloridas, que avalia a AD e a AS; o teste de Rorschach que avalia a atenção espontânea e a hipoprosexia; e o TEACO-FF, que avalia a atenção concentrada.
A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.
A especialização do hemisfério direito do cérebro está relacionada com a destreza manual, com a organização da linguagem e com a atividade gestual; já a especialização do hemisfério esquerdo (dito menor) está relacionada às funções da visão espacial, a atenção, ao reconhecimento das fisionomias e ao controle emocional.
A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.
Nos casos de traumatismo cranioencefálico (TCE), que compreende as regiões do couro cabeludo, do crânio, das meninges ou do encéfalo, a avaliação neuropsicológica das funções relacionadas, irá considerar apenas na área acometida pelo TCE.
As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.
A respeito dessas funções, julgue o próximo item.
As funções executivas compreendem um conjunto de habilidades cognitivas que controlam e regulam capacidades mais básicas, como a atenção, a memória, e as habilidades motoras.
As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.
A respeito dessas funções, julgue o próximo item.
Quando o paciente se encontra em estado alterado, o teste de fluência verbal é o menos utilizado para avaliar suas funções executivas.