A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (Resolução nº 05/2011/MEC/CNE/CES) a formação em psicologia tem objetivos gerais que vão capacitar o futuro profissional para o exercício de habilidades e competências. Assim, assinale a alternativa que se caracterizam como habilidades/competência desta formação.
A Política Nacional de Humanização (PNH) está voltada diretamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) que visa à ativação de dispositivos que garantam a humanização na atenção e na gestão da saúde em nosso país. Para tanto esta política tem alguns princípios. Assim, assinale a alternativa em que o princípio da transversalidade está melhor caracterizado.
Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em suas diversas modalidades são lugares de atuação estratégicos oferecendo serviços de caráter aberto e comunitário. Assim, o CAPS que atende prioritariamente pessoas com sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas que impeçam essas pessoas de estabelecerem laços sociais e desenvolverem projetos pessoais, indicado para Municípios acima de 70 (setenta) mil habitantes é o da modalidade
O modelo assistencial que rege as ações de saúde no SUS (Sistema Único de Saúde) está embasado na prevenção, promoção e recuperação da saúde do cidadão. Neste contexto o profissional da psicologia se destaca por representar a superação de enfoques centrados em um indivíduo
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Ainda em consonância com o ECA, não é correto afirmar:
A proposta da saúde coletiva, inegavelmente, recupera parte importante do arsenal discursivo da medicina preventiva, particularmente a ênfase nas então denominadas "ciências da conduta" (sociologia, antropologia e psicologia) aplicadas a problemas de saúde. Nesse caso, entretanto, o conhecimento dos processos socioculturais e psicossociais destina-se não a facilitar a relação médico-paciente ou a gestão institucional em saúde, como no movimento precedente, mas sim, a possibilitar a integração das equipes de saúde nas comunidades "problemáticas", através da identificação e cooptação dos agentes e forças sociais locais para os programas de educação em saúde. Marque a alternativa que concilia com a proposta do texto:
O "campo" pode ser definido como a totalidade dos fatos coexistentes em processo de mútua interdependência. Kurt Lewin ao delinear a estrutura da personalidade por intermédio de esquemas espaciais, no qual o indivíduo constitui um campo delimitado e inserido no ambiental, com o qual integra-se e configura uma relação parte-todo. O momento posterior é denominado de Campo Holístico Relacional, que representa a realidade inserida em outra mais ampla, com a qual se encontra inter e intra-relação. No desenrolar da interação fluida entre os campos é possível a ampliação da visão do ser sobre si, o outro e o ambiente, que por sua vez situa o sujeito no tempo e espaço e assim, realize-se como ser no mundo.
I. A personalidade, segundo Kurt Lewin, é estruturada por meio de esquemas espaciais.
II. O indivíduo e o meio constituem-se como elementos independentes formando um novo espaço vital.
III. Um modelo de campo Holístico Relacional é uma forma de compreensão total sobre o indivíduo.
IV. Max Wertheimer, Wolfgang Kiihler e Kurt Koffka iniciaram a Psicologia da Gestalt, direcionando-se primeiramente às áreas da percepção, aprendizagem e solução de problemas, com ênfase na existência de leis da organização e da experiência individual.
Está correto apenas o que se afirma em:
Analise os conceitos da Psicologia Social que estão implicados nas questões abaixo e marque a alternativa correta.
Não existe ação moral particular que não se refira à unidade de uma conduta moral; nem conduta moral que não implique a constituição de si mesmo como sujeito moral; nem tampouco constituição do sujeito moral sem "modos de subjetivação", sem uma "ascética" ou sem "práticas de si" que as apoiem. A ação moral é indissociável dessas formas de atividades sobre si, formas essas que não são menos diferentes de uma moral a outra do que os sistemas de valores, de regras e de interdições.
I. Na contemporaneidade pode-se considerar a clínica psicologia como um dispositivo de subjetivação, portanto, uma dimensão ética.
II. Para Foucault todo sistema moral possui um conjunto de "práticas de si" a ele associado, e por via destas o indivíduo se constitui enquanto sujeito ético.
III. Os limites éticos da análise determinam a práxis do psicólogo social.
Na perspectiva do texto é correto o que se afirma em:
Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para Transtorno de Despersonalização/Desrealização, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O transtorno se caracteriza pela presença de experiências persistentes ou recorrentes de despersonalização, desrealização ou ambas.
( ) A perturbação pode ser atribuída aos efeitos fisiológicos de uma substância.
( ) Durante as experiências de despersonalização ou desrealização, o teste de realidade permanece intacto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Pozzobon, Mahendra e Marin (2017) realizaram uma pesquisa sobre o fracasso escolar, em um município do Rio Grande do Sul, envolvendo alunos, pais e professores da rede de ensino fundamental. Considerando os achados dessa pesquisa, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A maioria dos alunos, nessa pesquisa, atribui a si próprio o fracasso escolar. ( ) Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar. ( ) Em relação à substituição do termo “fracasso escolar” por outro termo, “desempenho escolar” foi o mais popular entre os pais, enquanto “desinteresse escolar” foi o mais popular entre os alunos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Levando em conta os conceitos de Araujo, Sperb e Bittencourt (2017) sobre a Teoria da Mente, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A Teoria da Mente não se desenvolve a partir da interação, e sim da reflexão. ( ) Piaget é um dos precursores no estudo da Teoria da Mente. ( ) A Teoria da Mente é considerada fundamental para o êxito nas relações sociais. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a escala do nível de funcionamento da personalidade do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014), se a pessoa, na sua capacidade de autodirecionamento, apresenta dificuldade em estabelecer e/ou atingir objetivos pessoais, isso indica:
– Levando em conta os conceitos de Villemor-amaral (2016) para o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, a síndrome de normalidade é composta pelas cores:
No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), qual fenômeno especial pode indicar complexo de abandono?