O desenvolvimento de uma capacidade específica raramente significa o desenvolvimento de outras. Aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar sob várias coisas. O aprendizado não altera nossa capacidade global de focalizar a atenção; ao invés disso, no entanto, desenvolve várias capacidades de focalizar a atenção sobre várias coisas. O aprendizado é mais do que aquisição de capacidade para pensar; é aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas.
Em acordo com o texto assegura-se que:
A Política Nacional de Assistência Social tem em seu projeto político pedagógico a radicalização dos modos de gestão e financiamento da política de Assistência Social. E como compromisso ético-político cada vez mais implicado com a produção de bem-estar bio-psicossocial, cada vez mais comprometido com a promoção da vida. Para uma atuação ética e política, compreende-se ser imprescindível a identificação e apropriação, enquanto profissional, e crença no que se faz, mesmo diante da adversidade e desafios inerentes a ela. Os princípios que orientam a prática do psicólogo no CRAS,são:
I. Agir de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vista à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
II. Com ações integradas ao contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
III. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto ao poder público.
Está correto o que se afirma em:
Levando em conta os conceitos do DSM-V (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para Transtorno de Ansiedade de Doença, as afirmativas abaixo são consideradas critérios diagnósticos para esse transtorno, EXCETO:
Levando em conta os conceitos de Alves e Esteves (2009) sobre o teste palográfico, a irregularidade de traçado reforço da linha é um indicador de:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, é incorreto afirmar:
familiar.
Analise as assertivas que versam sobre o Código de ética Profissional do Psicólogo, de agosto de 2005, e assinale a incorreta:
“O equilíbrio entre a assimilação e a acomodação recebe o nome de equilibração. Em todo processo de interação do sujeito com o objeto, os processos de Assimilação e Acomodação se encontram presentes, ora com a predominância de um, ora com a predominância de outro”. (Corrêa, Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes. (2017). A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 379-386.) O fragmento acima versa sobre a teoria de:
Segundo a teoria psicanalítica, as funções Superegóicas estão:
O processo de adoecimento implica:
Quais são os termos utilizados para designar a teoria construída por Vigotski e seus seguidores.
Sobre o conceito de Violência Doméstica, é correto afirmar:
Sobre a Avaliação Psicológica, é correto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
A Lei nº 10.216/01, fruto de incessante luta do movimento anti-manicomial, trouxe diversas modificações no que tange ao tratamento de pessoas portadoras de sofrimento mental. Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental: ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; ter garantia de que as informações prestadas serão in formadas a quem de direito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária; ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios necessários, sendo menos invasivos ou não; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação do usuário e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
III. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio e o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.
IV. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. Porém o término da internação voluntária dar-se-á apenas por solicitação escrita do médico assistente.
V. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
Sobre as diversas teorias e técnica psicoterápicas, é correto afirmar.