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No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Ao se adaptar ou construir um instrumento de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, deve-se atentar aos cuidados psicométricos restritos ao campo.

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Uma síndrome esquizofreniforme pode ser a manifestação clínica de transtornos esquizofrênicos, de uma síndrome cerebral orgânica psicótica devido ao abuso e à dependência de anfetaminas, ou ainda, de transtornos bipolares psicóticos.

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Na prática da avaliação psicológica a partir de uma abordagem multimétodo, as fontes subsidiárias são importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso

O mundo do trabalho exige dos profissionais da área de psicologia, além de formação técnica, a capacidade de compreender e respeitar o pluralismo multicultural da sociedade, no qual as pessoas têm ideias e valores diferentes, e, consequentemente, comportamentos distintos. Acerca de ética profissional, julgue o item a seguir.

Ao psicólogo é vedado intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

A investigação dos fatores psicossociais no trabalho prescindem de instrumentos e técnicas avaliativas dos fatores de risco e proteção organizacionais.

No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.

I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.

II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.

III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.

IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.

Estão certos apenas os itens

Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a opção correta, acerca das etapas do processo psicodiagnóstico.

Considerando o caso clínico 1A1-I e o processo psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não de psicopatologia leva o nome de:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os procedimentos utilizados na avaliação psicológica variam de acordo com o contexto e o propósito da avaliação. II. A terapia familiar estimula o pai a priorizar o trabalho em detrimento da família.

Marque a alternativa CORRETA:

“A Resolução CFP nº 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito". (CFP, 2007). No novo formulário de avaliação dos testes psicológicos foram apresentados alguns desses propósitos. Julgue-os abaixo:

I. Classificação diagnóstica;

II. Descrição;

III. Predição;

IV. Planejamento das intervenções;

V. Acompanhamento.

Estão corretos:

Os testes são instrumentos comumente utilizados na avaliação psicológica, especialmente quando a finalidade é avaliar candidatos em um processo seletivo. Nem todos os testes utilizados em seleção de pessoas são de uso privativo do psicólogo. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os “instrumentos não privativos do psicólogo” são aqueles que não correspondem à definição de teste psicológico e

A Avaliação Psicológica foi definida na Resolução CFP nº 09/2018 como “um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas". Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica devem incluir o uso de testes, sem os quais o rigor técnico-científico de tais processos é prejudicado.

( ) Decorre dessa definição que a entrevista e a observação são recursos pertinentes em processos de Avaliação Psicológica, enquanto dinâmicas de grupo não o são.

( ) Decorre dessa definição que a escolha dos métodos, técnicas e instrumentos para realizar processos de Avaliação Psicológica deve levar em conta o objetivo de tal avaliação.

( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica abordam variados tipos de características psicológicas, assim como os contextos nos quais esses processos se apresentam.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. O documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo. A colocação anterior diz respeito aos princípios norteadores na elaboração de documentos, nesse sentido assinale a opção que consta o princípio que corresponde ao enunciado:

O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que se possa alcançar os resultados esperados. Sobre os passos da avaliação psicológica, julgue os itens abaixo:

I. O processo do levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para realização da avaliação psicológica.

II. Para a coleta das informações, é recomenda a escolha de uma das técnicas ou instrumentos entre: entrevista, dinâmica, observação e testes projetivos e/ou psicométricos.

III. Diante da integração das informações o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.

Estão corretos:

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