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Durante o século XX o desenho passou a ser utilizado como técnica de avaliação psicológica, como instrumento útil na investigação de habilidades cognitivas e de personalidade.
O House-Tree-Person Test ou Teste do Desenho da Casa – Árvore – Pessoa é o único teste gráfico projetivo para uso no contexto profissional da avaliação psicológica.
Ele objetiva:

Sérgio é psicólogo organizacional e está organizando um processo de seleção e recrutamento de novos colaboradores. Sérgio quer fazer uma avaliação psicológica dos candidatos para uma seleção mais adequada às vagas disponíveis e, entre outros recursos, ele faz uso de testes psicológicos.

Para seu trabalho de seleção, Sérgio deve:

De acordo com a Instrução Normativa nº 78/2014 da Polícia Federal, é necessário garantir a aptidão psicológica dos interessados no manuseio de armas de fogo, comprovada por meio da submissão a uma bateria de instrumentos de avaliação.

São indicadores psicológicos restritivos para que o interessado seja considerado apto:

De acordo com Messa (2010): “A Psicopatologia é a ciência que estuda os estados mentais patológicos do ser humano. O termo é de origem grega; psykhé significa espírito, e patologia, estado das doenças e seus sintomas.” (MESSA, 2010, p. 36).

Levando em consideração a autora, analise as afirmativas abaixo.

I. Os transtornos da personalidade se caracterizam pelo comprometimento de características normais que podem prejudicar a adaptação do indivíduo às situações.

II. As modificações de personalidade podem ser duradouras e ocorrer após uma experiência catastrófica.

III. O estudo de comportamentos patológicos e estados psíquicos anormais não podem auxiliar a entender a conduta das partes e das testemunhas.

Estão corretas as afirmativas:

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Ao se adaptar ou construir um instrumento de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, deve-se atentar aos cuidados psicométricos restritos ao campo.

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Uma síndrome esquizofreniforme pode ser a manifestação clínica de transtornos esquizofrênicos, de uma síndrome cerebral orgânica psicótica devido ao abuso e à dependência de anfetaminas, ou ainda, de transtornos bipolares psicóticos.

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Na prática da avaliação psicológica a partir de uma abordagem multimétodo, as fontes subsidiárias são importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

A investigação dos fatores psicossociais no trabalho prescindem de instrumentos e técnicas avaliativas dos fatores de risco e proteção organizacionais.

O mundo do trabalho exige dos profissionais da área de psicologia, além de formação técnica, a capacidade de compreender e respeitar o pluralismo multicultural da sociedade, no qual as pessoas têm ideias e valores diferentes, e, consequentemente, comportamentos distintos. Acerca de ética profissional, julgue o item a seguir.

Ao psicólogo é vedado intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional

No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.

I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.

II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.

III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.

IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.

Estão certos apenas os itens

Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a opção correta, acerca das etapas do processo psicodiagnóstico.

Considerando o caso clínico 1A1-I e o processo psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não de psicopatologia leva o nome de:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os procedimentos utilizados na avaliação psicológica variam de acordo com o contexto e o propósito da avaliação. II. A terapia familiar estimula o pai a priorizar o trabalho em detrimento da família.

Marque a alternativa CORRETA:

“A Resolução CFP nº 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito". (CFP, 2007). No novo formulário de avaliação dos testes psicológicos foram apresentados alguns desses propósitos. Julgue-os abaixo:

I. Classificação diagnóstica;

II. Descrição;

III. Predição;

IV. Planejamento das intervenções;

V. Acompanhamento.

Estão corretos:

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